VW Fusca Itamar turbinado chega perto dos 200 cv de potência

0 139

Acelerar um clássico sempre foi uma experiência divertida, ainda mais com preparação especial e rodas da Porsche. Confira o vídeo

Lançado no Brasil no final dos anos 50, o “Fusquinha” logo ganhou as ruas e a simpatia dos consumidores. Na década de 80 o modelo passou pelo último upgrade visual e também no painel. Mas, em1986, o Fusca se despediu na chamada “Última Série”.

O motor boxer também cresceu em cilindrada. A pedido do presidente Itamar Franco, a Volkswagen do Brasil voltou a produzir o Fusca, em 1993, finalizando definitivamente sua fabricação nacional três anos depois. O modelo clássico, entretanto, persistiu até 2003, quando foi encerrada a sua produção no México. De qualquer modo, o besouro tem uma legião de fãs, clubes espalhados pelos país e preparadores.

E justamente um exemplar preparado é o que vamos conhecer essa semana na coluna. Esse pré-Itamar chama a atenção de longe, especialmente pelo jogo de rodas phone dial,  da Porsche, de aro 16, com sete polegadas, e pneus de perfil baixo.

No motor de 1.600 cm³ de cilindrada foi instalado um turbocompressor, porém montado atrás da capelinha e próximo do eixo. Um intercooler mantém o ar resfriado aumentando a eficiência. Com esse conjunto a potência chega perto dos 200 cv.

The Love Bug

Volkswagen Fusca Itamar com preparação
Renato Bellote/iG

Volkswagen Fusca Itamar com preparação

Acelerar um Fusca é sempre divertido. A posição de guiar é um pouco diferente, porém os pedais são perfeitos para o punta-tacco . A turbina enche em rotações médias e garante diversão de sobra a cada curva.

Um detalhe especial desse Fusca é que ele traz a válvula de prioridade acoplada ao próprio sistema, algo que produz o espirro extremamente discreto. A diversão fica por conta do som do caracol enchendo nas pisadas mais animadas. Nos vemos na próxima semana andando em coisas divertidas. Até lá!

Fonte: Carros – iG (Garagem do Bellote)

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta