“Cata-treco” por uma cidade limpa atende mais de 150 bairros

0 81

Foto:  Luis Alves

Executado a partir de um elaborado plano de atuação, o programa “Cata-treco” fechou o ano de 2017 como mais de 150 bairros atendidos. A informação é confirmada pelo cronograma de trabalho desenvolvido pela Diretoria de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. A ação tem sido uma das principais ferramentas da Prefeitura de Cuiabá dentro do planejamento de transforma a capital mato-grossense em uma cidade referência no quesito limpeza.

Implantado durante a gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, o “Cata-treco” leva para as comunidades contempladas o serviço de recolhimento de mateiras secos inservíveis, descartados pelos moradores. O programa caminha de maneira alinhada com o tradicional “Mutirão da Limpeza” e, juntos, são responsáveis por transformar o visual dos bairros atendidos e colaborar com a melhoria da qualidade de vida do cidadão cuiabano.

Segundo o diretor de Resíduos Sólidos, Anderson Matos, além de um importante auxiliador no trabalho de zeladoria e embelezamento dos bairros cuiabanos, a iniciativa contribui ainda para a preservação ambiental e também no combate a doenças propagadas por conta do acumulo de lixo. Dentro desse trabalho, o diretor destaca ainda a atuação em parceria com as cooperativas de coleta, que ajudam na separação dos materiais recicláveis e não recicláveis.

“É um trabalho que evita, por exemplo, que o morador descarte sofás, geladeiras, fogões e outros resíduos secos, em locais inapropriados para esse tipo de ação. Dessa forma, conseguimos diminuir a proliferação de bolsões de lixo e, consequentemente, de focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre amarela, chikungunya e do zika vírus”, finaliza Anderson.

 

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta