Sua musculatura aguenta os exercícios que você pratica?

0 90

Dr: Wuber Soares

Desde uma corridinha de final de semana até exercícios mais extremos exigem esforço na musculatura dos atletas iniciantes e veteranos. Um treinamento inadequado pode provocar lesões. Mas como saber se o exercício que você pratica é ideal para o seu corpo?

Existe no mercado a “Avaliação Biomecânica Funcional”, que é um instrumento pelo qual os movimentos do corpo são analisados durante uma determinada função. Esse movimento pode ser um gesto esportivo de qualquer modalidade esportiva, e até mesmo tarefas do dia a dia, como uma caminhada ou agachamento para pegar um objeto.

Através de uma avaliação, é possível analisar os movimentos e posturas que geram sobrecargas ao corpo e que podem ser a causa de lesões, além do aparecimento de dor e/ou piora do desempenho no esporte.

A Avaliação Biomecânica Funcional é a primeira etapa para estabelecer um tratamento adequado. A partir das alterações mecânicas identificadas durante a avaliação, é possível traçar um plano de tratamento específico para cada indivíduo, onde a fisioterapia terá como foco a reabilitação funcional do gesto mecânico.

Define-se biomecânica como um ramo da engenharia biomédica, sendo um campo interdisciplinar no qual os princípios e métodos da engenharia, das ciências básicas e da tecnologia são aplicados para projetar, testar e fabricar equipamentos para uso em medicina, a fim de entender, definir e resolver problemas em fisiologia e biologia.

É tarefa da Biomecânica das atividades esportivas a caracterização e melhoria das técnicas de movimento através de conhecimentos científicos. Atualmente, esta ciência tem muita importância e traz muitas contribuições para o esporte. Dentre estas contribuições, podemos citar a análise e melhoria da técnica desportiva, prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos, etc.

A Biomecânica é classificada em interna e externa, sendo a primeira, responsável por determinar as forças transmitidas pelas estruturas internas do corpo humano, e a segunda, por determinar modelos de gestos desportivos ou de movimentos padrões cotidianos, a fim de diagnosticar e corrigir os erros encontrados.

Mediante estes conhecimentos científicos, estamos trazendo para Cuiabá o serviço de avaliação biomecânica funcional global para ofertar à comunidade. Acreditamos que Cuiabá possui um público de atletas profissionais e amadores que necessitam desta orientação em específico, tanto para aumentar seu desempenho quanto para prevenir lesões.

Dr: Wuber Soares é graduado em fisioterapia. Especialista em: Saúde Pública, Ortopedia Funcional, Docência no Ensino Superior, Educação Permanente em Saúde, Gerontologia, Mestre em Fisioterapia, Doutor em Fisioterapia. Atualmente faz parte do quadro clínico do Instituto Machado.

você pode gostar também Mais do autor

Deixe uma resposta