Altos da Serra II recebe investimentos de R$ 5,3 milhões em obras de infraestrutura

264

Foto: Luiz Alves

A Prefeitura de Cuiabá finalizou mais 1,5 quilômetro de imprimação no bairro Altos da Serra II, situado na região Leste da Capital. O trabalho é uma sequência da etapa de terraplanagem executado ao longo da comunidade e antecede a parte final da obra, que é o revestimento das vias com capa asfáltica. A extensão alcança o equivalente a cinco ruas, que devem ser pavimentadas até a próxima semana, quando a aquisição de uma nova remessa de massa de Concreto Betuminoso a Quente (CBUQ) deve ser concluída.

Contemplado pelo programa “Minha Rua Asfaltada”, o Altos da Serra II irá receber mais de 10 quilômetros de obras de drenagem, pavimentação, construção de meio-fio e calçadas. Para isso, o Executivo está investindo o equivalente a R$ 5.386.745,73, garantindo que todas as ruas sejam alcançadas pelo benefício. Todas as fases são acompanhadas de perto pela Secretaria Municipal de Obras Públicas que, além de elaborar um relatório com a porcentagem de execução, também assegura a qualidade na prestação do serviço.

Conforme explica o titular da Pasta, Vanderlúcio Rodrigues, o relatório de atividades aponta que o trabalho se encontra com um índice de 51% concluído. Ele relata, ainda, que o número está dentro do programado pela gestão, visto que, os serviços foram encontrados paralisados e, por conta disso, algumas estruturas da rede de drenagem precisaram ser recuperadas. Neste momento, a atuação no local caminha a todo vapor e diariamente é possível notar um contingente de aproximadamente 30 operários e dezenas de maquinários pelas vias.

“Estamos buscando avançar o máximo possível antes das chuvas se intensificarem e acredito que o ritmo da obra está sendo positivo. No caso do Altos da Serra II, encontramos uma dificuldade inicial para finalizar as etapas burocráticas e assegurar a retomada dos trabalhos. Passado esse momento, sentamos com a empresa responsável pela execução do serviço, definimos um cronograma, que tem sido seguido. Para garantir esse avanço estamos vistoriando constantemente o canteiro e também fazendo os ajustes necessários”, comenta Rodrigues.

Histórico

Licitada em 2016, a obra no Altos da Serra II foi encontrada paralisada pela atual gestão que, de imediato, determinou uma força-tarefa, no intuito de garantir o benefício para os moradores da comunidade. A partir de um dedicado trabalho de convencimento junto à Caixa Econômica Federal (CEF) feito pela Prefeitura, a instituição financeira emitiu, no início deste ano, o documento de autorização para retomada dos serviços.

Acontece que a empresa vencedora do certame licitatório, após executar 47% dos serviços acordados, não apresentou condições de continuar à frente da obra, o que levou o Município a solicitar a rescisão contratual e convocar a segunda colocada. Todavia, a nova postulante não demonstrou interesse em assumir os trabalhos e, então, seguindo os procedimentos da Lei Federal 8.666/93, foi realizada a convocação da terceira colocada que está atuando no bairro.

Deixe uma resposta