Chapada se prepara para receber cerca de 30 mil foliões

255

A prefeitura de Chapada dos Guimarães espera receber mais de 30 mil pessoas neste carnaval, que acontece entre os dias 02 e 06 de março. Para receber esse grande volume de foliões, o município preparou um rol de atividades culturais como o tradicional desfile dos blocos carnavalescos e oficinas, além de ter redobrado a atenção para a prestação dos serviços especiais de distribuição de água, coleta de lixo e atendimento de saúde.

A abertura oficial do Chapada Folia, “o carnaval mais charmoso de Mato Grosso”, será realizada no sábado (02), na tenda do histórico Senadinho de Chapada, que em 2019 será adotada pela prefeitura como base central do Executivo durante os dias de festa. A prefeita Thelma de Oliveira entrega a simbólica chave da cidade para os membros do Senadinho, composto por personalidades reconhecidas em Chapada.

“Chapada dos Guimarães vai fazer o carnaval mais charmoso do estado, sem investir dinheiro público, em uma grande parceria com os blocos carnavalescos, setor privado e outros parceiros. Coube a nós garantir o que já é feito diariamente na cidade, que é a manutenção de todos os serviços essenciais para garantir o bem estar dos cidadãos e dos visitantes”, pontuou a prefeita.

Segundo Thelma, foram realizados serviços de infraestrutura como operação tapa-buracos em todos os bairros, iluminação pública, limpeza e o fortalecimento no abastecimento de água. A prefeita enfatizou que a farmácia do município está devidamente abastecida e informou que a Secretaria de Saúde prestará atendimento contínuo aos moradores e visitantes.

“Nossa equipe de Saúde se organizou para promover atendimento na Praça Dom Wunibaldo com uma ambulância e equipe médica, com apoio também de mais uma ambulância do Samu. No hospital, estaremos trabalhando de plantão para atender as pessoas caso haja necessidade”, informou a chefe do Executivo Municipal.

Segurança – O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Segurança Pública, garantiu o reforço no efetivo da Polícia Militar para dar tranquilidade à população local e aos turistas que visitam a cidade em período de temporada. O carnaval oficial da prefeitura tem início as 11h e término às 22h. Após esse horário só será permitido som ambiente até as 03h. Toda a equipe da prefeitura está de plantão durante os dias de festa.

Água – De acordo com o diretor geral do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Luiz Leite, as três captadoras de água que atendem o município estarão funcionando dentro da normalidade, distribuindo água durante todos os dias de carnaval. Leite informou que todas as unidades passaram por um serviço prévio de manutenção e que a captadora do córrego do Monjolo, que sofreu um ato de vandalismo no último final de semana com o roubo de fios de cobre, não teve seu funcionamento comprometido.

“Apesar do problema com o vandalismo praticado na estação de captação do Monjolo, nossas outras duas captadoras estão em pleno funcionamento, com bombas reservas prontas para funcionar. Ainda assim, estamos com nosso caminhão pipa pronto para atender possíveis emergências”, ressaltou Leite.

O diretor observou que Chapada não possui problemas de captação, mas sim no processo de distribuição. “Nossa rede é antiga e por isso temos identificados muitos problemas com vazamentos. Estamos trabalhando também para recuperar essas falhas e suprir também essa demanda”, enfatizou.

Limpeza e Coleta de Lixo – A limpeza da cidade será realizada todos os dias de carnaval, a partir das 05h, com coleta de resíduos, lavagem da praça e arredores da igreja de Nossa Senhora de Santana. A coleta de lixo será realizada todos os dias.

Programação Cultural — Principal atração do Chapada Folia, o desfile dos blocos promete agitar a cidade em praticamente todos os dias de carnaval. De acordo com a secretaria municipal de Turismo, Alexandra Amorim, os blocos vãos desfilar de sábado (02) a terça-feira (05). “Os dias de maior movimento são sábado e domingo, porém teremos blocos até terça. Também estamos oferecendo oficinas de pintura facial, “bolhão” e confecção de máscaras carnavalescas, tudo planejado com antecedência para garantir uma festa tranquila para as famílias chapadenses e os visitantes que escolhem nossa cidade nesse período do ano”, explicou Amorim.

PROGRAMAÇÃO DO DESFILE DOS BLOCOS

SÁBADO – 02.03.2019

HORÁRIO                             BLOCO

14H00 AS 15H00     MEU PIPI NO SEU POPO

15H00 AS 16H00     LEÃO DA FOLIA E FELIZ IDADE

16H00 AS 19H00     BEIJO ME LIGA

20H30 AS 22H00     BATERIA BAFO DA ONÇA

 

DOMINGO – 03.03.2019

HORÁRIO                             BLOCO

13H00 AS 14H00     GALINHADA DO MORRO

14:00 as 14:30          BLOCO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA DOS IDOSOS (Feliz Idade)

14H30 AS 17H00     CONFRARIA DO BODE

17H00 AS 18H00     ANTA BALEADA

18H00 AS 19H00     FLOR DE PEQUI

20H30 AS 22H00     ME GUENTA E UNIÃO DA ALDEIA

 

SEGUNDA-FEIRA – 04.03.2019

HORÁRIO                           BLOCO

14H00 AS 15H00

15H00 AS 17H00     ECO KIDS

17H00 AS 19H00     SENADO FOLIA

 

TERÇA-FEIRA – 05.03.2019

HORÁRIO                            BLOCO

14H00 AS 16H00     TATU NO CHAPADÃO

16H00 AS 17H00

17H00 AS 19H30     EQUIPE BATE FORTE

19H30 AS 20H30     POMOFOLIA

Deixe uma resposta