Especialista faz alerta sobre mudanças na declaração do IR

22

Os avanços tecnológicos e tributários implementados recentemente pela Secretaria da Receita Receita Federal do Brasil através do sistema de cruzamento de informações da ‘Malha Fina’ podem pegar o contribuinte de surpresa em 2019. Dessa forma, estar atualizado será vital para o cidadão comum e, especialmente para os profissionais da área (contadores) responsáveis por essas declarações, evitando assim, cair em uma ‘armadilha’ com sérias penalidades por falta de conhecimento.

Advertindo que o Leão vem com importantes mudanças este ano, o professor especialista em contabilidade, Antônio Valério Ferreira (pós graduado em docência no ensino superior), docente em Planejamento e Contabilidade Tributária Aplicada fará uma apresentação em Cuiabá abordando uma visão do atual cenário do Imposto de Renda Pessoa Física no País, pontuando os avanços e instruindo os profissionais e contribuintes, por meio de uma visão operacional, técnica e fiscal, acerca das exigências legais e seus impactos na tributação do IR.

O evento, no formato de uma palestra que tem como finalidade atualizar, alertar, esclarecer, instruir e preparar profissionais e outros contribuintes, está marcado para o próximo dia 9 (sábado), a partir das 7h30, no Instituto Cuiabano de Educação (ICE), no bairro Jardim Tropical.

Ao falar da importância desta palestra, o professor Antônio Valério, profissional na área de contabilidade desde 1.981, pretende muito mais do que atualizar. “Vamos discutir em uma linguagem simples o que é o imposto de renda, quem está obrigado a pagar, de quem é a competência da arrecadação e quem está obrigado a apresentá-la, bem como os prazos e penalidades para quem não cumprir com as obrigações tributárias”, acrescenta.

Por outro lado, o especialista abordará as vantagens de apresentar a declaração de forma facultativa, bem como fazer um planejamento tributário da pessoa física. “Também vamos enfocar os cuidados para não cair na ‘Malha Fina’ e se cair, como proceder para regularizar. Falaremos também da apresentação das declarações, tanto no modelo completo como o simplificado e suas particularidades”, frisou.

Segundo o professor, também haverá orientação ao contribuinte quanto à opção pelo modelo completo ou simplificado, em conjunto ou separado, apresentação da declaração normal e análise da evolução patrimonial, entre outros.

Os interessados em se inscrever para a palestra, podem obter mais informações através do fone (65) 9.8423-8900 ou através do e-mail ajcurso@hotmail.com. As inscrições que podem ser feitas até o dia 6 (sexta-feira), com limite de 100 vagas e custam R$ 60,00 por pessoa. Para o cumprimento de uma carga horária de 5 horas, os participantes receberão certificados

Deixe uma resposta

Deixe uma resposta