Próximo de assumir a presidência do Legislativo, Janaína Riva acredita no estreitamento político e institucional com o governo Mauro Mendes

362

Foto: Fablício Rodrigues/ALMT

Sid Carneiro

A Vice-presidente e deputada estadual da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Janaina Riva (MDB), disse acreditar no estreitamento político, com o governador Mauro Mendes (DEM), nos próximos dias, quando ela assumirá a presidência do Legislativo, em substituição ao titular do cargo, deputado Eduardo Botelho (DEM), que já anunciou licenciamento para tratar de assuntos pessoais. A deputada presidirá o parlamento por 120 dias.

Janaina Riva participou de uma reunião na Vice-governadoria no final da tarde desta quarta-feira (3), com o vice-governador Otaviano Pivetta (PDT), vários vereadores e lideranças políticas dos municípios, Ribeirão Cascalheira e Bom Jesus do Araguaia, na região Araguaia, onde no próximo domingo, eleições suplementares vão escolher prefeitos e vice-prefeitos.

A parlamentar que foi oposição ao governo Pedro Taques (PSDB), lembrou que era recebia pelo tucano, mas depois não era atendida em suas reinvindicações.

Apesar de ser oposição a Mauro Mendes, de quem no início de mandato, também andou sendo rejeitada, Janaina Riva disse, que com a aproximação de assumir o legislativo, o governo demonstra postura de abertura de diálogo institucional entre os dois poderes. “O que adiantava ser recebida no gabinete e depois não ser atendida. O atual governo tem nos recebido e dá mostras de nos atender”, disse a deputada.

Além disso, a deputada afirmou que atuará em atenção às causas do funcionalismo público estadual, como tem feito no seu mandato, incluindo os servidores do legislativo. Ela tem recebido reclamações de que os servidores andam desamparados em suas reivindicações, como RGA, atualmente, única forma de reajustes salariais e progressões de carreiras entre os direitos adquiridos da categoria. “Vamos manter a atenção aos nossos servidores como tem sido e com muito diálogo avaliar algumas questões nesse período”, disse.

No período da manhã, o deputado Wilson Santos (PSDB), chegou a afirmar à reportagem do www.noticiatododia.com.br , nos corredores da Assembleia Legislativa,  que uma emenda de sua autoria e do presidente Eduardo Botelho retirou o parlamento estadual dos critérios da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), para garantir o pagamento do RGA aos servidores do legislativo. A emenda atendeu ainda, o Ministério Público, Defensoria Pública e o Judiciário. “Legalmente, a Assembleia tem condições de conceder a RGA como o TJ está concedendo. O Executivo estava invadindo as atribuições dos demais órgãos e o legislativo”, esclareceu Wilson.

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta