Dia do Contador

162

Sidinei Amorim

Comemora-se no dia 22 de setembro o ‘Dia do Contador’ – Dia do Bacharel em Ciências Contábeis. Esse dia teve origem no ano de 1945, através do Curso de Ciências Contábeis, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio da assinatura do Decreto-lei nº 7.988, pelo então presidente, Getúlio Vargas.

Desde então, muito se evoluiu ao longo desse período. De simples guarda-livros – como era denominado – para empresários e profissionais altamente capacitados. Profissional este, que se bem reconhecido e utilizado pode auxiliar organizações empresariais a alcançarem patamares inimagináveis.

Com a evolução da tecnologia, também se evoluiu a sistemática de interação fisco versus contribuintes, enfatizando-se ainda mais a importância desse profissional para o auxílio e cumprimento das obrigações principais e acessórias.

As lutas da classe podem ser vistas ao longo dos anos como espaço importante de ganho e reconhecimento desse profissional tão nobre e essencial para o desenvolvimento da sociedade, sendo o responsável por receber informações, analisar, interpretar dados financeiros e empresariais, conduzindo-os na busca de melhores resultados.

Claro, a formação contábil não se limita apenas no período acadêmico, mas o bom contador, aquele que se apaixona pela arte e ciência contábil, busca entre os contemporâneos e os clássicos, acrescentar na contabilidade, instrumentos de informações e passa a ser uma fonte inesgotável de beleza e valor, parafraseando Saramago.

Sendo assim, neste dia 22 de setembro, homenageia de bom grado todos os colegas, acadêmicos, mestres e demais profissionais desta tão nobre área que serve de inspiração para futuras gerações. Lembrando que possuir boas referências é essencial na construção de uma carreira sólida e de sucesso, pois, conhecer a boa trajetória de outros profissionais serve de exemplo e inspiração para seguir um caminho semelhante e assim atingir, num futuro vindouro, a tão almejada realização profissional.

Sidinei Amorim é contador em Mato Grosso

Deixe uma resposta