Energisa vai aumentar mais de 20% nas tarifas de energia em Mato Grosso a partir de sábado (16)

790

A tarifa de energia elétrica em Mato Grosso vai ficar ainda mais cara a partir do próximo sábado (16). A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou, esta tarde, que a diretoria aprovou hoje o reajuste tarifário anual, de 20,36%, que vai ser cobrado de 1,56 milhão de unidades consumidoras no Mato Grosso.

“Os itens que mais impactaram a correção foram a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, os encargos setoriais e os custos de distribuição”, informa a agência.

Os mato-grossenses classificados ‘baixa tensão em média’ vão pagar 21,62% a mais na tarifa. Os classificados em ‘alta tensão em média’ terão as tarifas 24,96% mais caras. A média

A data do reajuste entrará em vigor um dia após o fim da bandeira Escassez Hídrica, que cobrava R$ 14,20 a cada 100 kilowatts-hora (kWh) consumidos. O efeito Médio para o consumidor é de 22,55%.

Com a decisão, anunciada na semana passada pelo governo federal, a Bandeira Verde, que também passa a vigorar a partir de sábado, sem custos na fatura, ajudará a amenizar o impacto dos reajustes na conta de luz dos consumidores. Nesse processo tarifário, em especial, a redução do impacto nas tarifas dos consumidores residenciais convencionais é na ordem de -0,04%.

Deixe uma resposta