Prefeitura reitera ações para tirar crianças estrangeiras das ruas em Cuiabá

5

A Prefeitura de Cuiabá intensificou as ações de atendimento aos indígenas da etnia Warao, migrantes venezuelanos em situação de vulnerabilidade. Entre as medidas anunciadas, está a criação de atividades em contraturno escolar para crianças já matriculadas na rede municipal, como forma de protegê-las da exposição nas ruas. A gestão também busca parcerias com o setor privado e entidades sociais para oferecer oportunidades de emprego aos adultos, com o objetivo de garantir que a permanência no abrigo seja provisória e destinada apenas a casos extremos.

Durante a visita, o secretário Willian Leiteo, conversou diretamente com lideranças indígenas e determinou readequações imediatas no local, com foco em limpeza, organização, alimentação e atenção especial às crianças.“O município de Cuiabá não vai aceitar que crianças sejam expostas à mendicância nas ruas, como infelizmente temos visto, especialmente entre famílias venezuelanas indígenas”, afirmou o secretário.

“Vamos intensificar a fiscalização e pedimos o apoio dessas comunidades para que não utilizem crianças como forma de apelo por esmola”, afirmouacompanhado de representantes de diversas pastas municipais visitaram o albergue no início do mês para avaliar in loco as necessidades do espaço da Unidade de Acolhimento Municipal para Adultos Manuel Miraglia.

Atualmente, o município acompanha 69 famílias Warao, totalizando 275 pessoas, das quais 68 estão incluídas no Cadastro Único e recebem benefícios sociais como o Bolsa Família e o BPC. Segundo resposta da Secretaria Municipal de Assistência Social à imprensa, os Warao têm acesso a programas como o Criança Feliz, PAIF e acolhimento institucional, além de ações para emissão de documentos, atualização cadastral e encaminhamentos para redes de apoio.

A Prefeitura reforça que, apesar dos desafios enfrentados, a gestão está empenhada em buscar soluções concretas para garantir dignidade e integração das famílias indígenas à sociedade cuiabana.

Estiveram presentes a secretária de Regularização Fundiária, Michelle Almeida Dreher Alves; a secretária de Saúde, Lucia Helena Barboza Sampaio; e o coronel Alessandro Borges, da Defesa Civil de Cuiabá.

Deixe uma resposta