O Desembargador Gustavo Grandinetti lançou seu novo livro, “O Passarinho do Contra”, a primeira biografia completa do poeta Mário Quintana, nesta quinta-feira à noite, na Livraria da Travessa do Shopping Iguatemi, em São Paulo. O evento marcou um momento histórico para a literatura brasileira, após três tentativas anteriores de registrar a vida do poeta em livro não terem sido concluídas.
Antes de Grandinetti, três mulheres se dedicaram à missão de narrar a trajetória de Quintana: Eloi Calage, biógrafa escolhida pelo próprio poeta, Tânia Carvalhal, renomada especialista em sua obra, e Elena Quintana, colaboradora próxima, e considerada seu braço direito. Nenhuma delas chegou a concluir o projeto. Calage faleceu em 2005, Carvalhal em 2006 e Elena em 2019, deixando lacunas em um retrato que apenas agora ganha contornos definitivos.
Com “O Passarinho do Contra”, Grandinetti entrega ao público um trabalho fruto de anos de pesquisa, iniciado com o apoio de uma jovem colaboradora de pouco mais de vinte anos, cuja contribuição foi essencial nas fases iniciais da investigação. Infelizmente, ela também faleceu em 2022, tornando o livro não apenas um tributo ao poeta gaúcho, mas também àqueles que dedicaram parte de suas vidas à missão de contar sua história.
O lançamento e sessão de autógrafosde “O Passarinho do Contra” foi aberto ao público e teve debate com o autor e o professor de literatura Rogério Duarte, secretário Geral da União Brasileira de Escritores.