Amigos do Grande Terceiro celebram 47 anos de superações e conquistas do bairro

A festa acontece no próximo dia 17, com a tradicional confraternização entre os moradores na rua principal do bairro com muita comida, música entre outras atividades

118

Os moradores do bairro Grande Terceiro em Cuiabá, se preparam para a realizar a 4ª edição e já tradicional confraternização entre eles para celebrar, no próximo dia 17 de agosto, o 47º aniversário da comunidade. A festa organizada por um grupo de amigos do bairro, terá início às 12 horas e término às 22 horas, na Avenida Rio Pirain, em a Associação Comunitária do Grande Terceiro.

O Grande Terceiro foi fundado em 1978 com casas e toda sua estrutura, concluída pela ex-Cohab, com objetivo de abrigar as famílias remanescentes da região do Parque de Exposição (antigo Beco Sujo), área atingida pela histórica enchente do Rio Cuiabá, em 1974.

Desde esse período, o Grande Terceiro se tornou um dos bairros residenciais mais antigos da região leste da cidade e com o desenvolvimento comercial e prestação de serviços, tem se destacado no cenário econômico e social da capital.

Morador e organizador do evento, Cleverson Rodrigues de Arruda disse que a ideia de homenagear o bairro, iniciou durante uma conversa de amigos, que frequenta a Mercearia Pão Dourado, propriedade de Cleber Neil, que também é membro da organização das festas.

Totalmente realizada com empenho dos moradores, a festa tem por objetivo, promover o entretenimento, fomentar a economia local e mostrar que a comunidade superou as dificuldades passadas, como obter um lugar seguro depois da enchente do Rio Cuiabá, em 1974. As famílias pioneiras e suas gerações atuais permanecem unidas na busca de outras conquistas nos diversos setores dos serviços oferecidos pelos poderes públicos.

Ao longo do tempo, o Grande Terceiro se tornou um bairro residencial e também de referência comercial, porém, mantendo características antigas com uma praça Joana Batista dos Anjos revitalizada, a Igreja e espaço de lazer. O bairro é referência de faculdades renomadas e um vasto comércio se serviços.

O Grande Terceiro ainda guarda a tradição dos moradores se reunirem a frente de suas casas para um bom papo

O aniversário do bairro conta com o apoio incondicional da Associação do Bairro Grande Terceiro, que tem como presidente, o morador, Paulo Peixe e demais membros da diretoria. Além de apoios da Assembleia Social, Polícia Militar Bombeiros de Mato Grosso e Semob. “O evento é dos moradores, mas com total apoio da direção da associação do bairro que também tem participado de forma efetiva desde o início das confraternizações e vice-versa, apoiamos as ações sociais do bairro feitas pela associação”, afirmou Cleverson.

Conforme ele, a programação inclui o suculento costelão de chão, bebidas, shows de bandas musicais e homenagens aos moradores pioneiros, que ainda vivem na comunidade.

Bairro Festeiro

Presidente do Grande Terceiro, Paulo Peixe é um dos entusiastas das ações sociais que acontecem no bairro

O presidente do bairro, Paulo Peixe disse que o Grande Terceiro tem como característica, gostar de festa. “Comemorar 47 anos é muito bom, somos um bairro tipicamente cuiabano de famílias tradicionais, muito próximas umas das outras e um bairro que gosta de festa”, argumentou Paulo.

Segundo ele, além do aniversário do bairro, a comunidade se envolve em outras atividades sociais, relacionadas a Igreja, ações para o grupo de Idosos, membros do AA, oficinas e fornecimento de um sopão nutritivo.

  • Pioneiros

Ex-presidente do Grande Terceiro por três gestões, Domingos Dias de Araújo, Iracema Pereira Milhomem e Timóteo Soares de Siqueira, são um dos pioneiros da comunidade, que acompanham o desenvolvimento da região, desde quando receberam suas casas da antiga Companhia de Habitação População de Mato Grosso (Cohab) em 29 de abril de 1978.

Membros da atual diretoria da Associação do Grande Terceiro, Iaracema Pereira Milhomem, Timóteo Soares Siqueira e ex-presidente, Domingos Dias de Araújo

Conforme relatório da Cohab à época, a empresa fez uma classificação das famílias sorteadas para entrar nas casas do núcleo habitacional Grande Terceiro. O bairro foi entregue com a estrutura de um centro comunitário (prédio da própria Cohab), com uma escola estadual, posto de saúde, posto de preparação para o leito de soja, um barracão de depósito, que em seguida se transformou o atual Centro Comunitário do bairro, uma praça e a Igreja São João Batista.

Já morando em suas casas, os moradores se reuniram para eleger de forma provisória, Walmir Cardoso de Oliveira, que em seguida foi reeleito pelo voto. Depois, Geraldo Augusto Silva da Luz completou o mandato de Walmir e foi reeleito por dois mandatos, tendo em seguida, Adildes José da Silva, como presidente e Domingos Dias de Araújo por mais três gestões.

Domingos, Iracema e Timóteo lembram que a comunidade tinha o compromisso de promover atividades sociais, comemorativas e recreativas, com a participação de todos os moradores em eventos esportivos, domingueiras dançantes, para arrecadar recursos e destinar para a construção da Igreja São João Batista, que contou com cursos profissionalizante apoiados pela Legião da Boa Vontade (LBA), atender os idosos como fazem atualmente (60 idosos), ginástica e palestras sobre saúde orientadas por médicos e enfermeiros.

Deixe uma resposta