Foto: Marcelo Souto
Atletas internacionais e nacionais participam do Circuito Mundial de Tênis, que ocorre em Cuiabá, até o dia 14 de setembro. A competição conta com US$ 30 mil em premiações, além de somar pontos para o ranking mundial.
Com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o ITF World Tennis Tour oportuniza o acesso da população a jogos de alto nível, realizados no Cuiabá Tênis Clube, no bairro Jardim Califórnia, na capital, a partir das 16h. A entrada é gratuita.
O evento conta com arquibancadas, camarotes e opções gastronômicas para o público, bem como toda a estrutura exigida pela Federação Internacional de Tênis (ITF), que é a organizadora do torneio profissional de tênis ao redor do mundo.
A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e a Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) são parceiras na realização do Circuito Mundial em Cuiabá. Integram a competição a Etapa ITF W35 (Feminino) e a Etapa ITF M25 (Masculino).
A etapa feminina iniciou na segunda-feira (1º) e terá as semifinais e a final neste sábado (6) e domingo (7), respectivamente. Logo em seguida, na segunda-feira (8), começa o torneio masculino, que prossegue até o próximo domingo (14).
De acordo com o presidente da Federação Mato-grossense de Tênis, Jurandir Lima Jr., o nível técnico dos atletas é altíssimo. “Temos atletas do top 200 mundial e as principais brasileiras do ranking, além de grandes talentos no masculino a partir da próxima semana”, disse.
Entre os tenistas que disputam o ITF World Tennis Tour estão Jazmin Ortenzi e Juan Bautista, da Argentina; Miriana Tona, da Itália; Juan Carlos Prado, da Bolívia; e Bruno Kuzuhara, dos Estados Unidos.
Do Brasil, os destaques são Luiza Fullana e Thaísa Grana Pedretti, e os mato-grossenses Leonardo Storck e Livas Damazio. Outros seis atletas de Mato Grosso participam do evento, sendo Lara Frederico, Giovana Carletto, Bárbara Chaves, Kaue Noatto, Richard Gama e Márvin Spiering.
“Mas o impacto do evento vai além das quadras. Durante duas semanas, os olhos do tênis estão voltados para Cuiabá. Isso movimenta a cidade, fortalece o turismo e coloca Mato Grosso no calendário mundial do tênis”, concluiu o presidente da FMTT.