PF não tem dinheiro para emitir passaportes pelos próximos meses
Após a notícia de que a emissão de passaportes poderia ser interrompida por falta de recursos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que está atuando para garantir a continuidade do serviço. A emissão é feita pela Polícia Federal, que é vinculada ao ministério.
A última vez que a emissão de passaportes foi suspensa por falta de orçamento aconteceu em novembro de 2022. Na época o governo havia feito um bloqueio de verbas por causa do teto de gastos, que então vigorava.
Segundo a nota enviada, o Ministério da Justiça acompanha de perto a situação orçamentária da PF e “mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço”.
O Ministério da Justiça afirmou que a “emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas, de maneira responsável e integrada com os órgãos competentes, para evitar qualquer interrupção e garantir a plena continuidade do atendimento à população. Nós procuramos a Polícia Federal, mas ela não se manifestou”.