Ambev se destaca entre as melhores empresas em 2025

9

A Merco, empresa de pesquisa e monitoramento reputacional, que realiza estudos de reputação e publica rankings de referência na América Latina, Espanha, Portugal e Itália, com atuação em 20 países, apresenta a 12ª edição do ranking Reputação Empresarial no Brasil. No levantamento, que destaca a atuação das 100 melhores empresas em 2025, a Natura lidera, seguida pelo Mercado Livre e Ambev. Oito setores compõem as empresas do Top 10 da pesquisa, com destaque para os setores de Bebidas e Cosméticos e Perfumaria.

Sobre os 10 primeiros colocados na lista, o estudo ainda traz o Grupo Boticário (4º), Itaú Unibanco (5º), Nestlé (6º), Coca-Cola (7º), Magazine Luiza (8º), Toyota (9º) e Vivo (10º).

Já a ascensão de 8 novas empresas entre as Top 100 reforça a importância da reputação empresarial entre as prioridades das grandes organizações. São elas: C&A, Eurofarma, BYD do Brasil, Grupo Cimed, Tim, Arcelormittal, Sanofi e Sabesp.

“Parabenizamos as empresas reconhecidas neste ranking, que demonstram consistência na construção de relações de confiança com seus públicos e com a sociedade. Com base em uma avaliação abrangente e comparável, apoiamos as organizações na gestão da reputação como um ativo estratégico para decisões mais sólidas e sustentáveis”, explica Gustavo Di Risio, Diretor Geral da Merco Brasil.

Metodologia

Nesta edição, a Merco contou com 26 fontes de informação. O campo da pesquisa foi realizado no Brasil, no período de maio a dezembro de 2025 composto por 17.339 entrevistas. Os stakeholders consultados foram:  603 diretores de grandes empresas; 75 professores universitários; 55 jornalistas de negócios; 69 analistas financeiros; 65 associações de consumidores; 70 sindicatos; 72 representantes de ONGs; 70 membros do governo; 76 gestores de mídias sociais e 3.200 consumidores (Merco Sociedade). Além disso, a pesquisa considerou 12.939 entrevistas vindas do ranking Merco Talento 2025, que considera a opinião de funcionários, especialistas em RH, estudantes e demandantes de emprego.

Por meio de uma análise criteriosa multistakeholder, as avaliações das empresas são obtidas nas variáveis que mais impactam a reputação corporativa, entre elas: resultados econômicos e financeiros, qualidade da oferta comercial, talento, ética, governança corporativa, dimensão internacional, inovação, comunicação, meio ambiente, compromisso social, gestão e estratégia.

Além dessas avaliações, também foi realizada uma análise da reputação digital das empresas por meio do Merco Digital, com 364.887 menções analisadas em canais digitais e mídias sociais das 100 empresas avaliadas. E uma última etapa, com a avaliação de indicadores objetivos, a partir de respostas e dados enviados pelas próprias empresas.

Cabe destacar que um dos destaques desta edição do ranking é a diversidade de setores presentes entre as empresas mais bem avaliadas. Em 2025, o Top 10 reúne organizações de Cosméticos e Perfumaria, Comércio Eletrônico, Bebidas, Serviços Financeiros, Alimentos, Varejo, Indústria Automotiva e Telecomunicações, evidenciando que a reputação corporativa se consolida como um diferencial estratégico transversal, independentemente do segmento de atuação.

No recorte setorial, chama atenção a força dos segmentos de Cosméticos e Perfumaria, com Natura (1º) e Grupo Boticário (4º) entre as primeiras posições do ranking, além de Avon (12º) e L’Oréal (21º) entre as empresas de maior destaque. Já no ambiente digital e de consumo, empresas como Mercado Livre (2º) e Magazine Luiza (8º) reforçam o protagonismo do varejo e do comércio eletrônico, enquanto Ambev (3º) e Coca-Cola (7º) mantêm sua relevância no setor de bebidas. O setor financeiro também se destaca com Itaú Unibanco (5º), Bradesco (11º) e Nubank (18º) entre as melhores avaliadas.

Confira abaixo a lista completa do Top 100 empresas, bem como o Top 3 empresas com melhor reputação em cada um dos 44 setores de atuação.

Deixe uma resposta