BTG/FSB: Bolsonaro segue líder, com 31%, e Haddad chega a 24%

Dois candidatos parecem ter atingido o teto no levantamento, que tem dado maior pontuação a Bolsonaro, se comparado aos institutos Datafolha e Ibope

A seis dias das eleições 2018, uma nova pesquisa BTG, que apurou as intenções de votos nos candidatos presidenciáveis, mostra Jair Bolsonaro (PSL) ainda na liderança da corrida, com 31% das intenções de voto. Em segundo lugar, está Fernando Haddad (PT), com 24%. Os dois candidatos parecem ter atingido o teto no levantamento.

Isso porque, em relação à última pesquisa BTG , divulgada há uma semana, Bolsonaro oscilou dentro da margem de erro – de 33% para 31%. Haddad, por sua vez, – que há uma semana havia dado um salto de 16% para 23% – se manteve praticamente estável, subindo de 23% para 24%.

Os números são da pesquisa de votos estimulada, ou seja, o levantamento que parte de perguntas com opções. Nessa pesquisa, a pergunta utilizada foi: “se a eleição fosse hoje e os candidatos fossem estes, em quem você votaria para presidente do Brasil ?”.

Em terceiro lugar nos levantamentos anteriores, o candidato do PDT, Ciro Gomes – que vinha com 14% das intenções há duas semanas –, oscilou de 10% para 9%. Assim, dessa vez, o tucano Geraldo Alckmin (PSDB) assumiu a terceira posição, passando de 8% para 11%.

Marina Silva (Rede) foi de 5% para 4%; Henrique Meirelles (MDB) e Alvaro Dias (Podemos) caíram de 3% para 2%; e o candidato do Novo, João Amoêdo, oscilou de 3% para 5%. Por enquanto, 4% dos eleitores não sabem ainda em quem votar, ou não quiseram responder. Além disso, 6% dizem que não vão votar em nenhum dos candidatos.

A pesquisa, que foi encomendada pelo banco BTG Pactual , é a que tem dado maior pontuação a Bolsonaro na comparação aos outros levantamentos como o Datafolha e o Ibope.

Ao todo, foram entrevistas dois mil eleitores, todos com idade a partir de 16 anos. As entrevistas aconteceram nos dias 29 e 30 de setembro de 2018, por telefone, pelo Instituto FSB Pesquisa, nas 27 Unidades da Federação.

A margem de erro no total da  pesquisa BTG é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%.

Fonte: Último Segundo