Prefeitura usa Drones para identificar mosquito da dengue

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última quinta-feira, dia 23, uma fase de testes com drone. O veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente deve ser inserido às estratégias de enfrentamento ao Aedes aegypti, face ao alto número de residências fechadas e que ficam fora das vistorias realizadas durante os mutirões contra a dengue.

Conforme o secretário da pasta, Gerson Danzer, essa é uma das alternativas encontradas para vistoriar os imóveis onde os agentes de combate a endemias não conseguem adentrar durante as ações de orientação/fiscalização. “Estamos fazendo um teste com essa empresa que se predispôs com um drone a visualizar os imóveis fechados, a buscar por larvas do mosquito transmissor para que, posteriormente, a gente possa realizar a abordagem, multar e fazer o que for necessário para eliminar o foco”, detalha o gestor.

O secretário, ainda, explica que será deixada nos imóveis fechados com quintais sujos uma notificação para que o morador entre em contato com o Centro de Endemias em, até, 24 horas, mostrando interesse e se dispondo à receber as equipes. Caso contrário, a lei municipal que permite a entrada dos agentes, juntamente com a Polícia Militar, será executada. “Não podemos deixar a população à mercê do mosquito”, frisa Danzer.