Idosos da zona rural em Cuiabá são vacinados pelas equipes das unidades básicas de saúde

Foto: Cely Alves

A campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, de imunização contra a covid-19, chegou nesta quarta-feira (17) à zona rural da Capital, com a vacinação de 28 idosos acima de 80 anos, que receberam a primeira dose da Coronavac, nas comunidades de Rio dos Peies, Barreiro Branco e Coxipó do Ouro. O trabalho é feito pelas equipes dos programas AMOR – Assistência Médica e Odontológica Rural – e Saúde da Família.

Essas equipes fizeram o levantamento de 208 idosos acima de 80 que vivem na zona rural de Cuiabá e, por conta da dificuldade de acesso à internet e de locomoção, serão atendidos em suas próprias casas. Cada equipe de vacinação é composta por um médico, dois enfermeiros, dois técnicos de enfermagem e o motorista que conduz a van.

Para o prefeito Emanuel Pinheiro, o serviço representa, mais do que imunização e proteção contra a pandemia, o cuidado, o respeito e a humanização, que são marcas de sua gestão. “A campanha de vacinação contra a covid-19 tem sido marcada pela organização, pelo rigoroso cumprimento das regras previstas na bula das vacinas e do Plano Nacional de Imunização e, principalmente, pelo empenho de toda a equipe para levar a esperança que a vacina representa para os grupos prioritários, não medindo esforços para que o atendimento chegue àqueles que não têm condições de ir até o polo central. Com essa detemrinação de levar a imunização para todos os idosos, conforme a chegada de doses, ja vacinamos aqueles que vivem em asilos, casas de repousos, os acamados e, agora, começamos a vacinar os idosos acima de 80 anos que moram em lugares longínquos da zona rural. Isso nos alegra muito e nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirma.