Região do Carumbé está ansiosa pela duplicação da Avenida Dante de Oliveira

Fotos: Luis Alves

A Prefeitura de Cuiabá iniciou a etapa de pavimentação na obra de duplicação da Avenida Dante Martins de Oliveira (antiga Av. dos Trabalhadores). O percurso total do projeto compreende uma extensão de mais de dois quilômetros de duplicação, situado entre o Residencial Santa Inês e a Travessa Vicente, no bairro Planalto. A intervenção faz parte do programa Minha Rua Asfalta, desenvolvido desde 2017. A prefeitura está investindo R$ R$ 2.329.558,39 por meio de uma operação de crédito formalizada em 2019 com o Banco do Brasil.

A via é considerada uma das mais importantes da cidade e responsável por garantir o acesso de moradores das regiões Leste e Norte ao centro de Cuiabá. Desde o segundo semestre de 2020, por meio da Secretaria de Obras Públicas retomou os trabalhos de duplicação.

Asfalto – A cobertura da via com a massa asfáltica foi iniciada a partir do encontro entre a via e a rotatória de acesso ao bairro Planalto e segue até próximo ao córrego que passa pelo local. Neste trecho, já foram concluídas as fases de construção de rede de drenagem de águas pluviais e terraplanagem. Além da drenagem e pavimentação, o projeto abrange ainda construção de meio-fio, calçada, sinalização e uma nova iluminação.

“Somado ao asfaltamento, neste momento, as equipes atuam também no levantamento do muro de gabião nas paredes do córrego. “Nosso planejamento é concluir a obra até o fim deste ano”, esclareceu o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa.

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) justificou os atrasos da obra devido a burocracia nos processos juntos aos órgãos fiscalizadores. “Pegamos um processo com muitos problemas técnicos e burocráticos, que fizeram com que levássemos cerca de dois anos de muita articulação para poder resolvê-los e salvar o recurso que estava direcionado para aplicação nessa via. Tivemos problemas também no projeto básico da obra, que precisou ser refeito por nossa equipe”, disse Pinheiro.