Especialistas e setores públicos alertam para o surgimento e tratamento de hanseníase

Boletim epidemiológico sobre a hanseníase no Brasil, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde aponta que, em 2020, Mato Grosso foi o estado que apresentou a maior taxa de infecção da doença. Com o objetivo de conscientizar a população mato-grossense para a necessidade de prevenção e tratamento precoce da hanseníase e combater o seu avanço, a Assembleia Legislativa tem atuado de diversas formas.

Durante sessão plenária realizada no dia 4 de janeiro, o deputado estadual Dr. Eugênio (PSB) indicou ao governador Mauro Mendes e ao secretário de Estado de Saúde (SES), Gilberto Figueiredo, a urgente necessidade de implementação de políticas públicas efetivas, em parceria com os municípios, para reverter o quadro em que o estado se encontra.

“Nós estamos no ‘Janeiro Roxo’ (campanha nacional de combate, prevenção e enfrentamento à hanseníase) e Mato Grosso carrega o título de campeão nacional de hanseníase. Um estado tão rico de estatísticas tão desastrosas que podem ser sanadas com políticas públicas efetivas no combate à doença. Hanseníase tem cura e o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre todo o custo do tratamento. Portanto, não há motivos para que sejamos recordistas de pessoas doentes no Estado de Mato Grosso”, declarou o parlamentar, na ocasião.