Ex-secretário de Finanças, Rogério Gallo, apresentou números positivos ao tomar posse na Casa Civil

Gallo admitiu gestão ruim na gestão de Pedro Taques (PSDB) quando assumiu a Sefaz, mas ressaltou que houve resgate da economia estadual com Mauro Mendes

Foto: Michel Alvim

Empossado nesta segunda-feira (4) como o novo secretário-chefe da Casa Civil, Rogério Gallo destacou que Mato Grosso voltou a ser “o Estado para o povo”, graças à agenda reformista e a capacidade de gestão do governador Mauro Mendes. Ele assumiu a função após a saída do antecessor, Mauro Carvalho.

Gallo, que esteve à frente da Secretaria de Estado de Fazenda desde o início da gestão, em 2019, lembrou a dificuldade enfrentada pelo Estado no início do mandato, e ressaltou o momento atual vivido na administração estadual, com reconhecimento da Secretaria do Tesouro Nacional pela excelente gestão fiscal.

“Foi com a capacidade de gestão do governador Mauro Mendes, de enxergar além da montanha, que um conjunto de medidas foi tomado para que o governo, que era voltado para poucos, se tornasse um Mato Grosso para todos. Esse governo devolveu o Estado para o povo”, afirmou o secretário em seu discurso de posse.

Gallo destacou que o Estado é hoje um exemplo de gestão pública e pontuou que o governo tem apresentado investimentos recordes, alcançando toda a população mato-grossense, empresários e cidadãos. Para 2022, 15% da receita corrente líquida, ou seja, cerca de R$ 4 bilhões, são destinados para as mais diversas áreas, como infraestrutura, agricultura familiar, saúde e educação.

“Um ponto que é fundamental também é a coragem que o governo Mauro Mendes teve de fazer algo que é absolutamente exótico na administração pública: reduzir impostos em setores que atinjam toda a população. Foram reduzidos os ICMS da energia elétrica, internet e telefonia, gasolina, diesel e gás GLP”, acrescentou, mencionando o maior pacote de redução de impostos do país, sancionado em 2021 pelo governador Mauro Mendes.