Javalis e porcos são incluídos no projeto de caça como controle de espécies na fauna brasileira

A proliferação de javalis e porcos do mato nas plantações em Mato Grosso sustentam as justificativas de aprovação do projeto de lei 5.544/20 em tramitação no Congresso Nacional. “Estamos notando há tempo o crescimento de javalis e porcos nas lavouras em várias regiões do país, além de outros predadores como o jacaré nos rios”, afirmou o deputado Nelson Barbudo (PL). A observação do deputado e relator do projeto, também incluiu a redução dos jacarés para o equilíbrio das espécies de peixes nos rios brasileiros.

O projeto também precisa da regulamentação para a prática da caça esportiva de animais no Brasil. “Esse projeto poderá ter grande importância para o estado mato-grossense e demais estados brasileiros”, argumentou o deputado.

É considerado o descontrole dos jacarés pantaneiros, conforme dito por Nelson Barbudo, que defende a caça esportiva e abate. O animal em questão voltou a ser alvo de estudos científicos em projetos de controle do meio ambiente, até mesmo o IBAMA que avalia a liberação da caça desse animal.

Barbudo ressalta que o projeto é para regulamentar e fortalecer a atividade legalizada da caça, sem ligação a atos criminosos e vandalismos. “Com a regulamentação que se busca, serão possíveis as atividades de reprodução, repovoamento e controle das espécies por meio do abate controlado”, justificou.