Pesquisa da FNL mostra que o Brasil é o 4º que mais buscou sobre futebol americano na Internet

Foto: Tom Pennington/Getty Images

No País do Futebol e do Rei Pelé, a NFL está conquistando a atenção dos torcedores brasileiros. Segundo o estudo “A NFL conquista o Brasil”, produzido pela BITES (www.bites.com.br), nos últimos 12 meses, o Brasil
foi o quarto País que mais buscou por futebol americano no Google. Nessa corrida por informações do campeonato e dos times da liga americana de futebol, o Brasil ficou atrás dos Estados Unidos, Canadá e México. O tráfego a partir do País no site oficial da liga foi o oitavo no mesmo período. Expressões
como típicas do esporte, como touchdown, quarterback, end zone, field goal e tackle já fazem parte do dicionário dos fãs brasileiros. Influenciadores locais, como a cantora Anitta e o streamer Casimiro, que se tornou o influenciador com mais subs do mundo na Twitch, ajudaram a repercutir a NFL nas redes sociais na última temporada.

No Brasil, a principal referência do esporte no mundo, o quarterback Tom Brady, casado com a brasileira Gisele Bündchen, já desperta mais interesse dos brasileiros no Google do que a sua mulher, movimento que não acontecia quando Brady era conhecido como “Giselo”. Nos últimos 12 meses, os fãs da NFL com perfis nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram) publicaram 218 mil posts no Facebook, Twitter e Instagram sobre os quaterbacks da temporada passada da NFL.

Brady aparece em mais de 30% dessas publicações. Com a aposentadoria iminente, os dados revelam que o potencial substituto do marido de Gisele como futuro principal nome da liga para os brasileiros é Patrick Mahomes, dos Chiefs.

Estilo de vida – “O envolvimento com a NFL entre os brasileiros é mais um estilo de vida do que mesmo o apego à prática esportiva. Ao contrário do futebol nacional, que pode ser jogado em qualquer lugar, a qualquer hora e mesmo por duas pessoas, o futebol americano exige maior logística”, afirma o estudo da BITES. “Os fãs da NFL no País estão nas classes A e B com acesso aos serviços de TV por assinatura e sites especializados no tema.