Brasil, mostra tua cara!

Gilbert Angerami

No próximo mês comemoraremos a Independência do Brasil. Muitas foram as vezes que vi brasileiros não honrarem sua pátria, sua gente, sua cultura. Será que ser patriota é somente ter orgulho em nascer no Brasil? Percebo em muitos “artistas” por exemplo, a “vergonha” em assumir e dizer que é brasileiro no exterior, porque será? Logicamente que cada um tem seus motivos, mas “renegar” sua origem, sua pátria mãe, é por demais.

Não se pode esperar o reconhecimento da mídia nem tão pouco dos governantes. Talento se cultiva, se desenvolve, não se compra na esquina. Por isso, procure seu espaço e vai ser feliz! O investimento é feito em você e não para você.

Em recente viagem pelas Américas, por menor que fosse a cidade, sempre via várias bandeiras do país visitado tremulando. No meu país também é assim, só que na época da Copa do Mundo. Uó! Reclamar que no exterior somos vistos como o país do futebol, da prostituição e dos escândalos políticos me envergonha. Não há nem respeito quando se ouve o símbolo nacional; o hino toca, e está tudo certo. Até tem gente que canta, mas infelizmente somente quando sabe; e na maioria das vezes ainda canta errado.

Ter orgulho de ser brasileiro não é só isso, é valorizar sua gente, sua cultura, é demonstrar para o dito “primeiro mundo”, que também sabemos fazer, encantar, satisfazer; tem que botar pra quebrar! Muitas vezes as oportunidades surgem, e as pessoas acabam se sujeitando e se submetendo às normas e padrões dos outros passivamente. Por que não aproveitar e honrar seu patriotismo? Sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor!

Gilbert Angerami é PhD em Inovação Empresarial, Doutor em Cultura e Marketing, Jornalista, Publicitário, Ator e Guia de Turismo. Mande seus comentários para o e-mail: gilbertangerami@hotmail.com