Arborização e acessibilidade

João Neto

O Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), trouxe importantes dados sobre a realidade dos municípios brasileiros, incluindo os de Mato Grosso. Dentre os aspectos destacados, a necessidade de arborização e acessibilidade emerge como um desafio crucial para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dessas localidades.

A arborização urbana é fundamental para a qualidade de vida nas cidades. Além de contribuir para a melhoria do clima local, reduzindo a temperatura e melhorando a qualidade do ar, as árvores também desempenham um papel importante na saúde mental e física da população. No entanto, muitos municípios de Mato Grosso ainda carecem de políticas eficazes de arborização, o que pode impactar negativamente a qualidade de vida de seus habitantes.

Outro ponto apresentado no Censo, é a falta de acessibilidade, que é um direito fundamental que deve ser garantido a todos os cidadãos. No entanto, os dados mostram deficiências significativas na falta de infraestrutura, incluindo rampas de acesso para cadeirantes, árvores e postes no meio das calçadas.

Acessibilidade é também ter pistas sinalizadas para bicicletas, e faixas de pedestres seguras.

A falta de arborização e acessibilidade nos municípios de Mato Grosso representa um desafio significativo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo dessas localidades. Sendo necessário que os municípios, com ou sem obrigatoriedade, antecipem o planejamento de médio e longo prazo da cidade utilizando da ferramenta do PLANO DIRETOR que inclui esses dois pontos significativos no panorama geral de desenvolvimento da cidade, impactando a qualidade de vida da população, economia local, tornando-a atraente para investimentos e turismo.

O Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas de Mato Grosso (Sindarq-MT) tem um papel fundamental a desempenhar no auxílio da elaboração do Plano Diretor dos Municípios, promovendo projetos que visem melhorar a qualidade de vida da população.

João Neto é Arquiteto e Urbanista e presidente Sindarq.