Exames preventivos aumentam chances de cura de câncer na boca

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde deu continuidade às ações da campanha Maio Vermelho, direcionadas à prevenção e combate ao câncer na boca. As atividades foram realizadas recentemente, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Pedra 90, promovendo atendimentos e orientações à saúde bucal da população. Dra. Cristhiane também reforçou a importância do diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura da doença.

Durante o evento, foram oferecidos exames bucais preventivos, e orientações sobre os fatores de risco e identificação de lesões iniciais compatíveis com o câncer bucal, além de consultas médicas, pesagem para o programa Bolsa Família e aplicação de vacinas. No total, 50 equipes de saúde bucal participaram das atividades em três sábados, realizando atendimentos odontológicos individuais para 598 pacientes. Ao todo, foram identificadas 71 lesões bucais, como feridas, manchas e inchaços na mucosa da boca.

Oito apresentaram suspeita de malignidade e os pacientes foram encaminhados para exames e acompanhamentos especializados. A diretora de Saúde Bucal do município, Dra. Cristhiane Leite, destacou a relevância da campanha para a população cuiabana. “A campanha Maio Vermelho é essencial para alertar a população sobre uma doença que muitas vezes começa de forma silenciosa. Nosso foco são os grupos de risco, como homens acima de 40 anos, fumantes de cigarro convencional, eletrônico ou narguilé e pessoas com alta exposição ao sol. Mas também já observamos casos em pessoas mais jovens, principalmente devido ao uso do cigarro eletrônico”, ressaltou.

Entre os principais sinais e sintomas do câncer bucal estão: Lesões na cavidade oral ou nos lábios que não cicatrizam por mais de 15 dias; Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas na língua, gengivas, céu da boca ou bochechas; Nódulos (caroços) no pescoço e Rouquidão persistente. A população pode procurar atendimento odontológico nas Unidades Básicas de Saúde a qualquer momento caso identifique algum sintoma ou incômodo. Quando necessário, os pacientes são encaminhados para atendimento especializado.