A segunda etapa do projeto Amigos do Lambadão acontece nesta sexta-feira (5), e se estende até o próximo dia (8), no bairro Jardim Glória I, em Várzea Grande. O evento promovido pela Associação Brasil de Todos (ASSBRAT) é um projeto cultural, que tem percorrido a baixada cuiabana, com muita animação musical sob o ritmo mais apreciado pelos cuiabanos e mato-grossenses: o lambadão. O projeto Amigos do Lambadão conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (SECEL), prefeitura de Várzea Grande e emenda do deputado Dilmar Dal Bosco.
O projeto atraiu mais de 3 mil pessoas na sua primeira etapa, recentemente, em Nossa Senhora do Livramento. De acordo com a programação em Várzea Grande, a expectativa é de grande público para apreciar as músicas das bandas de lambadão, Os Federais, Real Som, Nosso Som, Gero Neto, Scort Som, Mega Som, Banda Ellus, Novo Sucesso, Tuquinha Banda Show, Diguinho Silva, Sensação, Os Bacanas, Os Dourados e Nova Sensação com entrada franca todos os dias do vento.
Amigos do Lambadão propõe lazer e cultura musical
As demais etapas do Projeto Amigos do Lambadão, acontece neste mês entre os dias 5,6,7 e 8 de setembro na cidade de Várzea Grande. E nos dias 13,14 de setembro, em Rosário Oeste e na mesma cidade, a programação continua nos dias 18 e 19 de outubro, também em Rosário Oeste.
História do Lambadão
O lambadão nasceu em Mato Grosso (MT) nos anos 90, principalmente em Poconé e na Baixada Cuiabana, como uma fusão do rasqueado local com a lambada e o carimbó trazidos pelos garimpeiros do Pará. O ritmo se popularizou nas periferias, com bandas como Estrela Dalva e o cantor Chico Gil sendo pioneiros. Em 2019, o lambadão foi oficializado como movimento cultural do estado, consolidando-se como um importante patrimônio cultural mato-grossense.