Motoboys ocuparão antiga sede da Guarda Municipal em VG

Ele foram beneficiados por decisão do MPVG, após articulação da vereadora Rosy Prado (União ) buscar o apoio para a categoria

Os motoboys de aplicativos, em Várzea Grande, conquistaram uma base de apoio às suas atividades, na cidade de Várzea Grande, após decisão da promotora de Justiça, Michele Villela, que determinou a criação de um abrigo para os profissionais, no atendimento de passageiros e entregas de volumes, no município. Eles vão ocupar a antiga base da guarda municipal, que está desativada, na Avenida Couto Magalhães, no centro da cidade.

O local será entregue aos profissionais em breve, por meio de um evento social reforçando as atividades da categoria em um espaço adequado. A decisão judicial foi articulada pela vereadora, Rosy Prado (União Brasil), junto a promotoria de justiça, depois de ter um projeto de lei de sua autoria que pedia a criação de um espaço público, para os motoboys, mas foi rejeitado por maioria, na Câmara de Vereadores.

“Não nos contentamos com a rejeição do projeto e fomos atrás da promotoria de justiça que de imediato determinou a ocupação do prédio da antiga guarda municipal. Trata-se de uma atitude social com os uma categoria que não têm nenhum tipo de garantia trabalhista, só recebem pelas corridas contratadas pelo aplicativo”, justificou a vereadora.

Ela divulgou a decisão da promotoria, durante uma audiência pública, na tarde desta quinta-feira (11), no plenário deliberativo do legislativo municipal, com representantes políticos, da sociedade civil e os próprios motoboys.

O servidor da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Alex, que representou o deputado estadual, Júlio Campos, afirmou que o parlamentar está atento à categoria e que se for necessário, destinará emendas parlamentar para colaborar com as melhorias para os motoboys. Da mesma forma, o vereador Caio Cordeiro (PL), por meio de um vídeo ressaltou a atividade da categoria e disponibilizou seu gabinete para auxiliar os profissionais.

Segundo o presidente dos Motoboys Aplicativos de Passageiros, entregas e o Instituto dos Motoboys, João Gabriel P. Muniz, a iniciativa parlamentar veio em boa hora, atendendo a antiga reivindicação da categoria, que trabalha ao relento da noite, sol, calor, poeira e sem qualquer garantia trabalhista. Em seu discurso emocionado, ele lembrou de ex-colegas que morreram, durante a atividade sem deixar apoio para familiares. A sede dos motoboys, terá banheiro, água gelada, energia elétrica, internet, cadeiras, mesas para refeições e estará mais acessível para o atendimento aos passageiros e entregas de volumes. “Agente se emociona com essas histórias tristes e lutas por melhorias para a categoria e nossos clientes, mas estamos sendo contemplados por pessoas que nos entendem”, afirmou João ao agradecer a vereadora e a promotoria de justiça de Várzea Grande.