Foto: Alexandre Cassiano
A Receita Federal abre, nesta sexta-feira, 24, consulta ao lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física. São quase 250 mil restituições, somando mais de R$ 600 milhões, e o crédito bancário vai ser feito no dia 31 de outubro.
De acordo com a Receita, esse lote contempla contribuintes que entregaram as declarações de 2025 fora do prazo e com pendências solucionadas, além de restituições residuais de exercícios anteriores.
Também estão neste lote idosos a partir dos 60 anos, contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou doença grave, e também professores.
Para saber se a restituição está disponível, basta acessar a página na internet Meu Imposto de Renda. Lá é possível encontrar orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou completa da situação da declaração.
A Receita oferece, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que possibilita consultar diretamente nas bases do órgão informações sobre a liberação das restituições do imposto e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deverá fazer a requisição pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.