Foto: Assessoria
Pequenos produtores de assentamento rurais em Mato Grosso que passam por dificuldades de regularização das suas áreas, vão dispor do sistema Simcar Assentamento e do Simcar Compensação, que são alternativas para solucionar os problemas de demarcação de reservas legais em propriedades rurais no estado. A novidade é tema de uma reunião nesta segunda-feira (17), às 14 horas, no Palácio Paiaguás, entre o governador Mauro Mendes (UB) secretária de Meio Ambiente e assentados rurais.
Bastante aguardado pelos pequenos produtores, em especial àqueles que possuem embargos em seus imóveis, o Simcar Assentamento vai garantir mais celeridade ao processo de regularização ambiental.
Durante o lançamento, haverá também a entrega simbólica do Cadastro Ambiental Rural (CAR) a um grupo de pequenos produtores do Assentamento Pai Herói, que foi o projeto piloto desenvolvido por meio do novo sistema.
Já o Simcar Compensação vai permitir ao produtor rural que tenha em seu imóvel com déficit de reserva legal anterior a 2008, a compensação ambiental em outro imóvel.
O produtor poderá adquirir uma área em unidades de conservação localizadas em Mato Grosso pendentes de regularização fundiária e efetuar a doação ao Estado ou adquirir uma área de terceiro para fins de compensação mediante a servidão ambiental.