Uma rede de proteção é tema de debates para combater crimes contras as mulheres

254

Foto: Pixabay

A Câmara Temática de Defesa da Mulher da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT) solicitará uma reunião com o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, para tratar sobre a rede de proteção às mulheres. Este foi um dos encaminhamentos feitos pelos representantes da Câmara, que retomou os trabalhos deste ano na tarde desta quarta-feira (06.02). A parceria com a Prefeitura visa estruturar o atendimento psicossocial às vítimas de violência doméstica e familiar, para que se sintam seguras e capazes de quebrar o ciclo de agressões.

O projeto piloto da Patrulha Maria da Penha, desenvolvido em 2018, nos bairros Dom Aquino e CPA 3, também foi destacado durante a reunião. “É fundamental continuarmos com as atividades da Patrulha, mas também agregar o atendimento psicossocial às visitas feitas pelos policiais, dando suporte emocional às vítimas”, frisa a coordenadora da Câmara Temática, delegada Jozirlethe Criveletto, titular da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM).

Ela também ressalta que a partir deste ano passam a integrar o grupo representantes da Secretaria de Assistência Social de Cuiabá e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT).

Cuiabá e Várzea Grande, que foram contempladas com as atividades da Patrulha Maria da Penha no final do ano passado, não apresentam registro de homicídio de vítimas femininas este ano. A delegada Jozirlethe acredita que os dados são reflexos deste atendimento feito nas casas das vítimas e reforça que a intenção é expandir para todo o estado.

A promotora de Justiça, Sasenazy Soares da Rocha Daufenbach, salienta que o trabalho da Patrulha reflete na redução dos casos de violência contra a mulher e é fundamental para evitar novas mortes. “As mulheres se sentem protegidas com as visitas, com a presença da polícia, e ouvir isso delas é gratificante e nos faz ter muito orgulho desta Câmara e dos policiais que são os protagonistas dessa frente de trabalho”.

Composição

A Câmara Temática de Defesa da Mulher da Sesp conta com representantes da própria Sesp; das Polícias Judiciária Civil (PJC-MT) e Militar (PM-MT); Núcleo de Defesa da Mulher da Defensoria Pública; Conselho Estadual de Defesa da Mulher (CEDM); Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT); Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT); Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT); Secretaria de Estado de Justiça; Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social; Secretaria Municipal de Assistência Social de Cuiabá; OAB-MT; Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT); e Ministério Público Estadual (MPE-MT).

Deixe uma resposta