Em Brasília, prefeito de Diamantino participa de Marcha com Bolsonaro e de palestra com Paulo Guedes

306

O prefeito de Diamantino, Eduardo Capistrano (PDT) e o vice-prefeito, Claudimar Barbacovi, o Gaúcho, (PSDB), participam hoje (09 de abril) das atividades que integram a XXII Marcha à Brasília em defesa dos municípios, organizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). O objetivo do encontro que reúne mais de 05 mil prefeitos de todo o país tem como objetivo principal reivindicar medidas que impulsionem o desenvolvimento das cidades e melhorem a vida dos cidadãos.

A “Marcha dos Prefeitos” ocorre todos os anos e, na abertura oficial desta terça-feira, contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PSL), o presidente da Câmara Federal Rodrigo Maia e o presidente do Senado Federal Davi Alcolumbre (ambos DEM).  Este ano, o evento acontece até quinta-feira (11 de abril).

O presidente Jair Bolsonaro e os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia e do Senado, Davi Alcolumbre, manifestaram uma preocupação uníssona ao defender o pacto federativo, uma das reivindicações que nortearam o evento. Isso significa que a medida desvincula despesas obrigatórias da União para que os recursos possam ser destinados aos estados e municípios. Tal possibilidade, entretanto, depende da aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que está sendo gestada no ministério da Economia. Este e outros temas importantes para o desenvolvimento dos municípios serão tratados até o final da semana.

“É extremamente importante participar deste evento visto que congrega gestores públicos de várias esferas municipais, federais e estaduais assim como representantes das mais relevantes instituições públicas do país, onde são discutidas pautas para melhoria e crescimento dos municípios. Uma das manifestações importantes do próprio presidente da República Jair Bolsonaro, dos presidentes da Câmara Rodrigo Maia e do Senado Davi Alcolumbre é a vontade em destravar investimentos para nós prefeitos e demais representantes de outras entidades presentes. Estamos com uma expectativa otimista para as mudanças aqui debatidas”, comenta.

O mandatário diamantinense aproveita a ida à capital federal para agilizar o andamento de projetos de obras para o município. Hoje, ele visitou os stands de atendimento dos Ministérios da Agricultura, Infraestrutura, Turismo, Cidadania, Desenvolvimento Regional, Educação e Saúde. “Aproveitamos para a busca de novos conhecimentos a fim de aprimorar a gestão, através de informações técnicas sobre repasses e muitas outras demandas essenciais”, acrescentou Capistrano.

Agora à tarde, o prefeito participou da palestra ministrada pelo ministro da Economia Paulo Guedes, dando continuidade aos assuntos sobre a reforma da previdência e ao pacto federativo. “O poder tem que ser limitado e descentralizado (…) Temos que botar o dinheiro na base, 70% do dinheiro tem que ir pra baixo (Estados e Municípios) e 30% ficar aqui em cima (União)”, defendeu Guedes que foi aplaudido pelos participantes.

Deixe uma resposta