Nova presidente da Assembleia Legislativa ameniza “pautas-bombas” do governo Mendes

484

Fotos: Ronaldo Mazza e Karen Malagoli/ALMT

A deputada Janaína Riva (MDB) se tornou a primeira mulher assumir a presidência do legislativo mato-grossense, após a sessão plenária desta quarta-feira (17), em Cuiabá. Ela que é da base de oposição ao governo, acredita numa boa relação com o governador Mauro Mendes (DEM), nas reivindicações de interesse público. Ela amenizou possíveis “pautas-bombas” de última hora do governo, que estejam na contramão do ajuste social e econômico do Estado, para serem aprovadas pela Assembleia Legislativa, enquanto estiver na presidência do legislativo.

Janaína Riva assume pelo período regimental de 121 dias em substituição ao deputado Eduardo Botelho (DEM) que alega tratar de assuntos pessoais.

 

“As pautas bombas sempre chegam de última hora. Mas existe um compromisso de darmos continuidade ao trabalho do deputado Eduardo Botelho licenciado, que é votarmos no que for sério e relevante. O que abrir espaço para um debate mais amplo é claro que os deputados de oposição de forma democrática, também terão seus direitos assegurados, como sempre defendi aqui na Casa de Leis”, alertou Janaína.

Ela assegurou utilizar o regimento interno para a garantia dos prazos regimentais para a apreciação e votação das matérias. Além disso, respeitar o trabalho da oposição. “Temos uma bíblia chamada de regimento interno que não exige segredos basta seguir com coerência e claro respeitando a democracia da oposição que tem seu espaço assegurado. Não vejo nenhuma pauta que traga polêmica para o legislativo”, amenizou.

A deputada espera por uma boa relação com o governo no sentido de contribuir pelo fim de um período crítico que atinge os demais setores, incluindo a saúde, educação e segurança pública.

A parlamentar acredita que passadas as dificuldades, o governo consiga manter seu slogan de “casa Arrumada” para atender as demandas e fazer novos investimentos. “Acho que a Casa começa a se organizar melhor, apesar de um período difícil para a saúde, segurança púbica e educação, além dos demais setores que precisam de dinheiro novo. Acredito em dias melhores, após os últimos três meses da gestão atual”, afirmou a deputada, durante coletiva à Imprensa.

Ela lembrou que os repasses da saúde para os municípios já começam a serem feitos dentro de um calendário estadual de pagamento. “É importantíssimo que sejam pagos todos os meses”, avaliou Janaína, ressaltando que o governo deverá concluir um estudo com critérios de pagamentos justos referentes à saúde, que segundo a deputada, ainda existem diferenças. “Agente sabe que tem uns lugares com recebimentos abusivos e outros defasados”, alertou.

Janaína Riva vai manter a articulação política com o governo e a prefeitura de Cuiabá para resolver os problemas financeiros da Santa Casa de Misericórdia de Cuiabá. Embora não constitucional, a Assembleia Legislativa e os demais poderes se mobilizam para fazerem repasses para a Santa Casa quitar débitos administrativos, incluindo salários atrasados dos funcionários.

 

 

Deixe uma resposta