Projeto de implantação do Contorno Norte Cuiabá-VG entra na fase final

258

O projeto para implantação da obra do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, conhecido como Rodoanel, avança mais uma etapa e entra na reta final para obtenção da licença ambiental, um dos requisitos para início dos trabalhos. Para chegar nesse estágio, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) investiu em estudos preliminares de impacto arqueológico e de avaliação do patrimônio cultural da região da Baixada Cuiabana que será beneficiada com a construção do contorno.

Os temas em questão serão tratados durante a Apresentação do Projeto de Avaliação do Patrimônio Cultural do Contorno Norte Cuiabá-Várzea Grande, marcada para esta quinta-feira (25). O evento é uma promoção da Sinfra em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros entes com participação no projeto da obra.

Segundo o secretário da pasta, Marcelo de Oliveira, grandes obras de infraestrutura, como o rodoanel, devem começar somente após o término dos levantamentos técnico, ambiental e cultural que impactam de alguma forma na execução do empreendimento, visando evitar possíveis interrupções durante o andamento dos trabalhos.

O titular da Infraestrutura explica que no decorrer da elaboração do projeto da obra, o IPhan indicou que na área onde será construído o contorno norte poderia existir vestígios arqueológicos. “A Sinfra se adiantou e realizou um estudo preliminar para diagnóstico, o qual identificou evidências da existência de um sítio arqueológico nas imediações de uma das pontes previstas no projeto, entre Cuiabá e Várzea Grande”.

Ele explica ainda que, diante disso, a secretaria vai tomar todas as providências necessárias para respeitar o achado arqueológico e o sítio será resgatado. Segundo os especialistas que realizaram o estudo, o sítio identificado é classificado como normal e não há necessidade de alteração do projeto.

É importante frisar que a descoberta pela Sinfra da existência de evidências arqueológicas na área do Contorno Norte não impede a emissão de licença ambiental por parte da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o início das obras. “A gestão atual do Governo do Estado prima pela valorização da cultura mato-grossense. Todos os pontos indicados pelo Iphan serão levados em consideração, mas isso não barra o seu início”, afirmou o Secretário Marcelo.

Deixe uma resposta