Servidores da AL temem ficar sem RGA e ameaçam acionar Justiça

223

A Assembleia Geral Extraordinária do Sindal (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa) aprovou hoje (25), a criação e instalação de uma comissão que vai cobrar da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA/2019). A decisão foi unânime entre os filiados presentes à Assembleia Geral Extraordinária que aconteceu nas dependências do Auditório Milton Figueiredo, com início às 9h30 e segunda chamada, às 10hs.

A Assembleia Geral indicou cinco membros para compor a comissão, que a partir da próxima semana, passará a conversar com a atual presidente da Casa de Leis, deputada Janaína Riva (MDB) sobre a RGA deste ano. Os servidores filiados justificam a insatisfação, diante do empenho do legislativo na aprovação da RGA do Judiciário e por consequência outros benefícios anuais para os demais setores de diversos órgãos vinculados aos poderes judiciário e executivo. “Tem muita conversa com a Mesa Diretora do Legislativo, mas não respeitam o sindicato e acho que está na hora do sindicato se posicionar. Todos os poderes recebem benefícios, somente nós que temos que esperar, diante da alegação de impacto financeiro. Para outros servidores dão tudo e para nós nada”, observou o ex-presidente do Sindal, Edson Pepeu.

O presidente do sindicato, Jovanildo Antônio reiterou que o setor jurídico da entidade providenciará as medidas cabíveis, caso as negociações entre a comissão e a Mesa Diretora não atendam as expectativas dos filiados. “Procuramos sempre o diálogo acreditando no homem que honra a palavra, mas a casa de leis não honrou com os servidores que passam por momentos difíceis. A comissão tem o objetivo de buscar o pagamento da RGA de todos os servidores. Porque aprovaram o pagamento da RGA do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Tribunal de Contas e nós temos que continuar esperando?”, questionou Jovanildo.

Segundo ele, no final de 2018, a Mesa Diretora à época presidida pelo deputado licenciado, Eduardo Botelho (DEM) assegurou o pagamento da RGA e o resgate dos aposentados e pensionistas que ainda estão recebendo salários atrasados diretamente do Estado. “No final do ano eles garantiram que iriam pagar a RGA e trazer os aposentados para a folha de pagamento da Assembleia Legislativa. E agora veem com discurso contrário que não aceitamos. Sou servidor e não posso aceitar isso. A questão da RGA vamos até o final”, disse Jovanildo.

A vice-presidente do Sindal, Clélia Maria avaliou que se o legislativo não conceder a RGA  poderá influenciar futuramente, na aposentadoria dos servidores da AL. “Acho uma injustiça conosco, porque tudo isso vai refletir no futuro com a desatualização dos salários. Não estamos pedindo nada de graça. A RGA é um direito nosso”, afirmou Clélia.

Deixe uma resposta