Cuiabá chega a 100% de abastecimento de água e 61% de esgoto neste ano

293

Cuiabá caminha para uma virada de página no quesito saneamento básico. Unindo a aplicação de investimentos com um planejamento adequado as necessidades atuais do município, a Prefeitura de Cuiabá tem garantido o alcance de importantes avanços. Por meio desse trabalho integrado, o Município planeja que, já neste ano, a cidade chegue a um índice de 61% de cobertura da rede coletora de esgoto e 100% das residências com abastecimento de água intermitente.

Para chegar nessa evolução inicial, além de aplicar recursos, o prefeito Emanuel Pinheiro considerou como peça chave a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). Visto como uma bússola norteadora, o plano foi criado em 2011 e, desde então, não havia passado por reformulação. A atualização do instrumento foi entregue neste mês ao gestor, que agora trabalha na construção de um decreto para direcionamento do uso pelos próximos anos.

A revisão foi efetuada contando com a assessoria técnica da Fundação Getúlio Vargas (FGV), instituição renomada e com expertise no ramo. “Essa era uma necessidade fundamental para a construção da cidade sustentável que estamos buscando. A atualização abrangeu diagnósticos da situação atual, estudos prospectivos, revisão das metas contratuais, além de também levar em consideração a estimativa de crescimento geográfico e populacional da cidade”, explica Pinheiro.

Deixe uma resposta