Moradores de rua recebem doação de cobertores no centro de Cuiabá

268

Foto: Vicente Aquino

Os voluntários da campanha Aquece Cuiabá, em parceria com os profissionais de assistência social da Prefeitura de Cuiabá, percorreram alguns pontos de aglomeração de moradores em situação de rua, na última sexta-feira (24.05), para distribuir cobertores em decorrência da frente fria do último final de semana.

A ação ocorre sempre que a temperatura cai na Capital, uma vez que os cobertores, doados anteriormente, se tornam praticamente descartáveis por conta da condição que vivem.

“Toda frente fria nós vamos às ruas para levar o cobertor à essas pessoas, mas também unimos força com a Prefeitura de Cuiabá para levar os serviços sociais como encaminhamentos aos albergues e inscrições em programas que o Município oferece. Porém, o principal é levar a mensagem que eles não estão sozinhos e esquecidos”, disse a primeira-dama Márcia Pinheiro, idealizadora da campanha.

Os técnicos da Prefeitura vão às ruas, em parceria com a campanha, oferecer o serviço especializado de abordagem social que fazem parte da rotina do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).

Dentre as atribuições, estão a informação do canal de denúncia, na qual a população de rua pode estar em contato com a prefeitura nos casos de atendimento especializado; os encaminhamentos aos albergues municipais onde são oferecidos a acolhida com a oferta de local de repouso, alimentação o acesso a documentos pessoais, além de solicitar gratuitamente o retorno à sua cidade de origem, caso não seja de Cuiabá.

Campanha

A campanha, considerada a maior de Inverno do Centro-Oeste, arrecadou 20 mil e 22 mil em suas duas primeiras edições. A expectativa para este ano é pelo menos atingir os números das edições anteriores com as arrecadações que se estendem até o dia 20 de junho.

As doações, via comércio local, podem ser efetuadas nas 113 lojas dos chamados Armarinhos, onde é possível encontra o cobertor ao preço médio de R$ 20,00. Os cobertores podem ser depositados nos 9 pontos de coletas espalhados pela cidade.

Já as doações online podem ser feitas através do site da campanha (www.aquececuiaba.com.br) ao custo de R$ 11,40 por cobertor, já com impostos e frete inclusos. Nesta modalidade, as peças são encaminhadas automaticamente ao depósito da campanha.

“Pedimos à população e a todos que possam doar, que doem pelo menos um cobertor, pois já é o suficiente para ajudarmos alguma família ou pessoas em situação de vulnerabilidade social. O importante é unirmos e mostrarmos nossa solidariedade, nossa esperança de uma sociedade mais justa porque eu sempre digo que ela depende também de todos nós”, destacou Márcia.

Deixe uma resposta