Deputado propôs manejo florestal para melhorar vida de comunidades indígenas em Mato Grosso

186

O deputado Xuxu Dal Molim (PSC) está elaborando um projeto de lei para inserir a comunidade indígena na relação comercial dos recursos naturais, que devem ser melhor explorados em terras indígenas. De acordo com o deputado, a iniciativa tem com base, o manejo florestal, que é uma reivindicação das etnias Cintas Largas e Parecis, ambos de Mato Grosso. “Trata-se de pedido dos próprios indígenas, cada um com sua cultura e necessidades na agricultura, mineral e florestal.  Estamos ouvindo os índios que querem melhora a condição de vida e respeitando aqueles que preferem continuar isolados”, justificou Xuxu.

Conforme o deputado, há tempos que os índios mato-grossenses têm o desejo de explorar suas terras de forma consciente pela preservação dos recursos naturais a manutenção de suas crenças. Xuxu avaliou que os indígenas observam a abertura que está sendo ofertada pelo governo federal e de Mato Grosso, que têm propagado a criação de uma política de sustentabilidade econômica que insira os índios na produtividade agrícola brasileira.

Na avaliação do deputado, a atuação situação econômica do país reduziu as condições financeiras da Funai que é responsável pelos indígenas no Brasil. “Estamos com uma proposta simples de manejo florestal buscando alternativas dentro da sustentabilidade para atender os índios em Mato Grosso”, afirmou o parlamentar.

Ainda sem data para apresentação, Xuxu Dal Molim articula uma agende de debates com os segmentos relacionados ao tema para aprimorar o projeto. “Todos pensando junto numa alternativa econômica e sustentável para os indígenas e o manejo florestal é o primeiro passo”, argumentou o deputado.

Xuxu disse que os índios já observaram quem terão renda individual e melhores condições de investirem no futuro das famílias sem deixar de lado a cultura indígena. “Eles não vão ficar mais reféns desse sistema falido dependentes de órgãos públicos ou de ongs, que deixa a maioria dos nossos índios na miséria”, afirmou o deputado.

 

 

 

Deixe uma resposta