Protesto impede brasileiros de entrar na Bolívia pela fronteira próximo a Cáceres Facebook

199

Oposição ao presidente da Bolívia, Evo Morales, realiza uma série de protestos no país, atingindo inclusive a fronteira com o Brasil, na região de Cáceres (225 km de Cuiabá.) Evo foi reeleito para o quarto mandato consecutivo. No entanto, adversários acusam de fraudes nas eleições.

Devido esta situação, o comando da Polícia Militar de Mato Groso na região confirmou que civis bolivianos estão impedindo o trânsito de veículos entre Cáceres-MT até La Carreteira 10, na cidade boliviana de San Mathias.

Segundo o boletim de ocorrência, o bloqueio impede até o trânsito de transporte coletivo.  “Os manifestantes só estão permitindo o acesso de ambulâncias e veículos que estiverem prestando socorro”, cita a Polícia Militar.

Contudo, os demais acessos por vias vicinais o trânsito se encontra normal. Por estas áreas, esta livre a circulação de veículos e pedestres. Também não há registros no lado brasileiro de qualquer incidente em decorrência da paralisação boliviana.

O presidente da BolíviaEvo Morales, afirmou neste sábado (26) que aceitará um segundo turno caso se confirme que houve fraude nas eleições presidenciais.

A apuração totalizada indicou que Evo venceu o pleito no primeiro turno – e terá o quarto mandato consecutivo. Porém, a oposição e governos de outros países, incluindo o Brasil, pediram auditoria dos votos para averiguar se houve fraude na eleição.

De acordo com o TSE boliviano, o partido de Evo, o MAS-IPSP, venceu as eleições com 47,08% dos votos (2.888.359, ao todo), contra 36,51% (2.240.920 votos) do partido do opositor Carlos Mesa, o CC (Comunidad Ciudadana). Os votos em branco representaram 1,47% e, os nulos, 3,57%.

LOCAL: Cáceres-MT / Posto da Corixa.

NATUREZA: Bloqueio de Rodovia.

Histórico: Por indícios de fraudes nas eleições presidenciais na Bolívia, encontra-se em andamento um bloqueio realizado por civis bolivianos, impedindo o trânsito de veículos, inclusive os de transporte coletivo, e pessoas, entre o Brasil (Cáceres-MT – BR 070) e a Bolívia (San Mathias- La Carreteira 10 ) por prazo indeterminado. Os manifestantes só estão permitindo o acesso de ambulâncias e veículos que estiverem prestando socorro. Entretanto, os demais acessos por vias vicinais, o trânsito se encontra normal, estando livre a circulação de veículos e pedestres. Nessa região fronteiriça, não há registros no lado brasileiro de qualquer incidente em decorrência da paralisação boliviana.

 

Deixe uma resposta