Para reduzir gastos com energia consumidores podem aderir à tarifa branca em 2020

212

Começou a valer a partir de 1º de janeiro de 2020, a tarifa branca para todas as unidades consumidoras que são conectadas em serviços de baixa tensão, tais como residências e pequenos comércios. Essa alternativa oferece a possibilidade do consumidor economizar na fatura da conta de energia se adotar hábitos que priorizem o uso da energia fora dos horários considerados como de pico, quando há menor demanda de energia e os valores do quilowat-hora (kWh) são mais baratos.

Por outro lado, a fatura de energia pode aumentar no horário de consumo “intermediário”, que é uma hora antes e uma hora depois do horário de ponta, e principalmente nos horários em que há maior demanda de energia. A tarifa branca não se aplica a consumidores residenciais classificados como baixa renda, beneficiários de descontos previstos em Lei, e à iluminação pública.

A secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona, explica que a tarifa branca é mais viável para aquelas pessoas que não ficam em casa no horário de pico. “Isso porque, o consumo nesse horário poderá acarretar aumento ao invés de diminuição na conta de energia elétrica”.

Em Mato Grosso, todo serviço de geração e fornecimento de energia elétrica é prestado pela concessionária Energisa. Os postos tarifários e os valores das tarifas residenciais já foram definidos e classificados:

Horário Posto Tarifário Valor R$/kWh
15:30 – 17:30 Intermediário 0,803
17:30 – 20:30 Horário Ponta 1,261
20:30 – 21:30 Intermediário 0,803
21:30 – 15:30 Fora de ponta 0,522
24 horas Tarifa convencional 0,627

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta