Prefeitura justifica economia com semáforos em ruas e avenidas

264

Foto: Luiz Alves

Com o objetivo de garantir maior segurança e trafegabilidade dos condutores, a Prefeitura de Cuiabá implantou no início de 2018, os Semáforos Inteligentes. Com esse novo serviço  nos principais cruzamentos da Capital, as ocorrências para manutenção dos equipamentos reduziu 40,1%.

Cuiabá conta atualmente com 103 conjuntos semafóricos inteligentes em pleno funcionamento. Todo o processo de equipagem foi conduzido pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) sendo essa a pasta responsável pela condução dos trabalhos.

Os chamados semáforos Inteligentes integram um Sistema de Controle de Tráfego Adaptativo em Tempo Real (SPINNAKER), ou seja, um software americano que acompanha a situação do tráfego de veículos em tempo real, comunicação entre o controlador e a central semafórica e visualização dos alarmes acusando defeito no cruzamento semaforizado e 110 (cento e dez) Controladores Eletrônicos Microprocessados.

O secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo lembra que, desde o início da gestão, o prefeito Emanuel Pinheiro vem implantando diferentes serviços que venham contribuir diretamente com o pleno desenvolvimento da Capital, tendo como resultado, a melhoria da qualidade de vida da população cuiabana.

No que tange ao aumento progressivo da frota veicular em circulação, a pouco mais de dois anos, o município passou a contar com um sistema de semáforos inteligentes nos principais cruzamentos e avenidas, possibilitando ao pedestre uma travessia mais rápida e segura, além da melhor fluidez do trânsito.

De acordo com levantamento feito pela Diretoria de Trânsito da Semob, podemos destacar que houve redução no número de acidentes graves, atropelamentos e imprudências causadas pelos motoristas como, por exemplo, avançar o sinal vermelho. Segundo dados, a principal reclamação dos condutores era com relação ao tempo de espera nos semáforos. “A gestão vem cumprindo com os seus compromissos e a cidade tem melhorado”, frisou o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Antenor Figueiredo.

“Esse sistema que foi implantado, denominado de semáforos inteligentes tem essa finalidade, reduzir esse tempo e trabalhar em sincronia, conforme a demanda do trânsito, evitando os terríveis congestionamentos, principalmente nos horários de pico”, frisou.

Outro diferencial do novo sistema semafórico é sua autossuficiência no monitoramento do fluxo de veículos no cruzamento de vias. Aliado ao funcionamento dos equipamentos, um centro de controle do trânsito foi instalado, acompanhando a trafegabilidade nas faixas por meio de câmeras. “Vale ressaltar que elas não possuem nenhum propósito punitivo e não serão usadas para lavratura de autos de infrações. Seu objetivo é supervisionar acidentes, gargalos e operar de maneira rápida na desobstrução do trânsito”, destacou o secretário.

Deixe uma resposta