Ação solidária atende moradores do bairro João Bosco Pinheiro III

141

Sabão liquido, quiboa, máscaras (doadas pela loja Riachuelo) e produtos de higiene, foram  os materiais distribuídos na tarde desta quinta-feira (28) aos  moradores do João Bosco Pinheiro III, bairro localizado na região da grande morada da serra, que tem sofrido com a situação de pandemia e também com o esquecimento do poder publico, falta de infraestrutura  e situações básicas de saúde.

A ação faz parte do projeto “”Cufacoronavirus”, desenvolvido pela Central Única das favelas (Cufa), especialmente para atender aquelas pessoas que estão em situação de vulnerabilidade e precisam se adaptar AO ISOLAMENTO  e sofrem os impactos do coronavírus  que não são iguais para todos. Quem tem “sorte” hoje é quem “apenas” precisa ficar em casa e continuar recebendo seu salário, porém  milhões de brasileiros sequer tem essa opção e tem enfrentando muitos desafios para manter a família, em especial os que trabalham no serviço informal.

Durante toda a tarde os voluntários percorreram  as ruas do bairro, realizando a entrega, passando informações de cuidados e higienização para prevenir a contaminação do COVID-19. Em cada casa, os voluntários puderam sentir a necessidade e ouvir diversas histórias e muitos agradecimentos pelas doações.

Uma das famílias atendidas foi da dona, Dorami assunção, que mora a seis meses no bairro, com seu filho e neto e foi contemplada com um kit de limpeza, mascaras, cobertor, sabão liquido e quiboa, agradecida ela disse que toda ajuda é muito bem vinda e que irá seguir todas as recomendações passadas pelos voluntários.

O presidente da CUFA MT, Anderson Zanovello disse que a campanha deu inicio no mês de março e naquele momento 300 famílias foram alcançadas,  foi então que desenvolveu o projeto para as Cufas do interior e o projeto tomou um rumo gigantesco, tendo alcançado mais de 13 mil cestas básicas, cadastramos 1.300 mães no projeto mãe da favela , onde as mães recebem uma ajuda de custo de 120 reais por dois meses, além de  entregar 850 gás de cozinhas para famílias cadastradas no projeto. “O programa tomou uma proporção gigantesca, estamos conseguindo alcançar diversas famílias  e conquistando muitos apoios. Não pretendemos parar por aqui, por mais que alcançamos essas famílias, queremos alcançar mais, pois em Mato Grosso existem mais de 90 mil pessoas que vivem em extrema pobreza, fora outras pessoas que não estavam nessa estatística e que no período de pandemia deixaram de ter renda devido ao fechamento dos comércios e deixaram de ganhar o seu ordenado. Com certeza esse numero aumentou, ainda não temos dados específicos, mais acreditamos que a probabilidade de ter crescido é grande. Por isso o nosso trabalho está longe do ideal”, pontua Zanovello.

Conforme Anderson, novas Cufas devem ser abertas no Estado, algumas já estão   sendo mapeadas, 12 ao total, por onde o trabalho de expansão devem ser iniciados, dentre essas 12 uma que não estava nesse mapeamento já foi ativada, o que é motivo de orgulho, pois mais pessoas terão acesso ao projeto.

A ação do João Bosco Pinheiro III foi idealizada pela Policial Penal e Coordenadora da Cufa Cuiabá, Jemima Camargo, que fez a ponte, ajudou na arrecadação dos donativos e confecção do sabão liquido. A policial diz que o objetivo da ação foi levar  além dos donativos informações e dicas de como evitar a contaminação pelo vírus que tem tirado vidas de pessoas pelo mundo todo.

O Presidente do bairro, Washington Xavier acompanhou de perto toda ação e ao final frisou a importância do  apoio da Cufa , agradeceu pelas doações e disse que  para a população os moradores são vistos como invasores, porque invadira um espaço indevido, mais que todos que ali estão, estão porque realmente precisam de um espaço para viver.

Mais ações ainda serão desenvolvidas e a Cufa  busca parcerias para que mais famílias possam ser atendidas, especialmente nesse momento de pandemia.

Uma das voluntárias da Cufa, vendo a situação da coleta de lixo do bairro, fez contato por telefone com o Secretario da Secretaria de Serviços Urbanos de Cuiabá, José Robertto Stopa por telefone que se comprometeu em levar a coleta uma vez por semana no bairro, solicitação que muito agradou aos moradores, que a partir de agora poderá contar com um pouco mais de estrutura. 

Mais informações

Anderson presidente nacional da Cufa MT- 66 99749559

Jemima Camargo, Coordenação da Cufa Cuiabá- 65 992436875 

Conta para depósito

Agência 0818

Conta 38624-3

Sicredi

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta