Prefeito mantém UTI´s para atender 11 cidades mesmo com queda da covid-19

108

Os serviços de saúde regulados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), no Hospital Regional de Água Boa (Paulo Alemão), que atende 11 municípios da região Médio Araguaia, serão mantidos de forma permanente mesmo com o recuo da pandemia da Covid-19 no Estado de Mato Grosso.

A garantia foi dada pelo governador em exercício Otaviano Pivetta atento as demandas regionais, em reunião com o deputado estadual Dr. Eugênio de Paiva, juntamente com o prefeito Dr. Mariano Kolankiewicz e o presidente da Câmara de Água Boa, Luis César de Lara (Cesinha), nesta quarta-feira (27), no Palácio Paiaguás.

“O Estado está pronto para fazer todas as parcerias necessárias com os municípios. Precisamos de municípios fortes, atuantes para colocar em práticas ações concretas de interesse da população”, assegurou o governador, que acompanhará diretamente junto a Secretaria de Estado de Saúde as tratativas para manutenção desta unidade.

A preocupação do parlamentar que representa a região Araguaia, assim como do prefeito – ambos médicos – e demais representantes do município, se deu pela notificação por parte da Secretaria de Estado de Saúde (SES) da necessidade de desativar os leitos de UTI voltados ao atendimento dos casos de Covid-19.

Os 10 leitos de Terapia Intensiva (UTI) foram ativados no Hospital Regional Paulo Alemão em setembro de 2020, por intermédio do deputado Dr. Eugênio, que também é membro da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, com a efetivação de parceria entre gestão estadual e o consórcio intermunicipal responsável por gerir a unidade de saúde.

“Não podemos retroceder nos serviços de saúde prestados para a nossa região. É vital avançarmos ainda mais. Aliás, já estamos trabalhando, com o aval do governador Mauro Mendes e agora do governador em exercício Otaviano Pivetta na ampliação do Hospital Regional Paulo Alemão, para onde fiz questão de destinar R$ 1 milhão em emenda parlamentar,” destacou Dr. Eugênio, agradecendo a celeridade e prontidão do governador Otaviano Pivetta em solucionar o problema.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Mariano também reiterou a necessidade de manutenção das UTIs no Hospital Regional. “Precisamos que as 10 UTIs hoje em pleno funcionamento sejam mantidas em Água Boa para atender as demandas do Médio Araguaia. Esse foi o objetivo maior da nossa vinda até Cuiabá, assim como outras reivindicações na área de infraestrutura e logística”, detalhou Dr. Mariano.

Deixe uma resposta