Vereador de Sinop nega racismo, mas mantém opinião de que negros usam cor da pele para se vitmizar

25

G1mt

O presidente da Câmara de Sinop (MT), Elbio Volkweis (Patriota), disse durante a fala dele na tribuna, na sexta-feira (5), que as pessoas usam a cor da pele para se ‘vitimizar’. O discurso foi feito um dia após ele receber um convite do Movimento Negro para participar de um evento em alusão ao Dia da Consciência Negra, no dia 20 deste mês.

A líder do Movimento, Zeneide Pereira, disse que o convite não foi bem aceito pelo parlamentar e, após o discurso dele em tribuna, o grupo publicou uma nota de repúdio afirmando que a fala de Elbio foi “autoritário e racista”.

Depois da manifestação, o vereador se posicionou sobre a situação e disse que mantém o que falou em tribuna.

“Ela não é obrigada a aceitar minha opinião e nem eu aceitar a opinião dela. Não são todos, mas tem muitos que usam esses movimento para se beneficiar e eu não concordo com isso”, disse.

Na tribuna, o presidente da Câmara afirmou que há ‘vitimismo’ em relação ao tom de pele.

Ainda durante a fala, Elbio Volkweis diz que o pensamento não é racista, que é apenas a opinião dele.

As falas do vereador causaram insatisfação às minorias citadas, principalmente aos militantes ligados à igualdade racial.

Segundo Zeneide, o discurso do vereador é “perigoso, pois exclui o processo que deveria ser de inclusão, já que ele trabalha dentro de uma Casa de Leis”.

“Ele disse que ‘umas pessoas’ foram na Câmara usando a cor da pele para se vitimizar e nos chamou de oportunistas. Não somos oportunistas, somos povo de luta. Todas as conquistas neste país se deu por organizações sociais. Então isso fere a nossa reputação enquanto representantes dessa temática racial e toda a população negra”, pontuou.

Deixe uma resposta