Empaer doa verduras e legumes ao Hospital de Câncer de Mato Grosso

66

A Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) realiza, uma vez por semana, doações de verduras e legumes ao Hospital de Câncer de Mato Grosso (HCanMT). Foram doados 16 caixas de couve, 100 pés de alface, duas caixas de espinafre, três caixas de almeirão, duas caixas de rúcula e duas caixas de batata doce.

Toda terça-feira, o engenheiro agrônomo da Empaer Manoel Roque da Costa, responsável pelo Espaço da Agricultura Familiar, localizado no Parque de Exposições da Acrimat, junto com um auxiliar, realiza a colheita que precisa ser feita antes do sol sair. A técnica, segundo Roque, é importante para manter as verduras e legumes frescos e com boa aparência para chegar ao hospital. “Cuido pessoalmente de cada planta. Desenvolvi um sistema de irrigação por gotejamento que evita o desperdício, mantendo as plantas sempre bonitas e frescas”, destaca.

“É um prazer saber que desenvolvemos um trabalho que vai ajudar tanta gente que precisa. Daqui sai um alimento produzido com amor, cuidado e, acima de tudo, de qualidade nutricional”, pontua Roque.

A coordenadora de desenvolvimento institucional do HCanMT, Silvia Negri, ressaltou a importância da doação regular. “A doação, que estamos recebendo do Espaço da Agricultura Familiar da Empaer, nos ajuda, e muito, a levar qualidade alimentar aos pacientes em tratamento. As folhas doadas entram no cardápio nutricional, atendendo, além de pacientes, acompanhantes e colaboradores. São doações como essas que nos ajuda a oferecer atendimento de qualidade, minimizando as dificuldades enfrentadas durante o tratamento. Nós recebemos doações de diversos alimentos, que podem ser trazidos ao Hospital em horário comercial”.

Silvia pontuou que para saber da lista atualizada de necessidades, basta falar com a equipe do HCanMT pelo telefone  3648-7567 ou pelo whats no (65) 98435-0386.

O motorista do HCanMT Edson Fernandes contou que toda ajuda é muito bem-vinda. “Trabalhei na cozinha do hospital por quatro anos e foi uma experiência maravilhosa, por isso, valorizo cada doação de alimento que chega. Buscar essas verduras e legumes e saber que são alimentos de qualidade é uma enorme satisfação”.

Sobre o Espaço da Agricultura Familiar

São 4,3 mil metros quadrados e o espaço é uma vitrine tecnológica com diferentes hortaliças e frutas como banana, limão, laranja, romã, acerola, pitaya e café, voltados para agricultura familiar, além de servir de referência de pesquisa e assistência técnica.

Agricultores familiares e visitantes que tenham interesse em aprender ou aprimorar conhecimento sobre o plantio, cultivo, cuidados com o solo podem visitar o espaço nos horários das 6h às 9h e das 16h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.

Deixe uma resposta