“O legislativo não travou o município”. A afirmação é do presidente da Câmara de Barão de Melgaço, Denas
O parlamentar fez um balanço positivo das ações do legislativo no período de 2021
Sid Carneiro/Foto: Jonatha Nunes Joab
Ao destacar a atuação dos vereadores em 2021, o presidente da Câmara de Vereadores de Barão de Melgaço, Denas (PSDB) afirmou que o legislativo foi sensível, por não “travar” o Executivo municipal em nenhum momento. Além disso, ter contribuído indistintamente pela liberação dos recursos necessários às necessidades da população, ao considerar os desafios da pandemia da Covid-19. “A Câmara de Vereadores tem trabalhado nas questões sociais cobrando a efetividade da aplicação dos recursos públicos, mas também ajudando o Executivo a desempenhar suas funções em defesa da população”, esclareceu Denas.
Conforme o parlamentar, o legislativo aprovou a liberação de dotações orçamentárias para o município executar o atendimento à população, principalmente, na área da saúde, além de outros setores essenciais. “Não travamos o município e destaco a contribuição do legislativo para a liberação de vários recursos dentro do orçamento municipal, para as questões da saúde”, afirmou.
Denas disse, que os vereadores atuam sob o instrumento da democracia para atenderem as necessidades populares e dos servidores públicos. “A câmara fez e faremos muito debates em audiências públicas para sabermos o que realmente a população quer como prioridade”, argumentou.
O vereador pontuou que a Câmara de Vereadores vai continuar alertando sobre os problemas ambientais no município e na região do Pantanal. “As queimadas envolvem a todos. Espero que o governo reforce a segurança e o apoio de órgãos como Sema par trabalharmos em parceria com os municípios do Pantanal na preservação do meio ambiente em 2022”, sugeriu o vereador.
Ele entende que o fortalecimento do turismo regional passa pela infraestrutura, como a reforma e a construção de estradas parques e pontes ligando os municípios do Pantanal com Várzea Grande e demais cidades limites. “Com essa estrutura, acredito que é possível fortalecer o nosso turismo”, avaliou Denas, ao comentar sobre o anúncio do projeto da Orla em Barão de Melgaço no valor de R$ 10 milhões para 480 metros de um calçadão a beira do rio Cuiabá.
Segundo o vereador as articulações dos demais vereadores para obterem recursos por meio de emendas parlamentares aproximou o legislativo municipal dos deputados estaduais e federais. “Eu tinha uma certa distância da Assembleia Legislativa e agora diminuímos esse distanciamento para chegarmos ao governo e tivemos mais emendas parlamentares. A Assembleia esteve mais presente com várias emendas dos deputados e também da Câmara Federal com projetos para a saúde de Barão de Melgaço, além de outros municípios”, disse.
A Câmara de Vereadores de Barão de Melgaço é composta pelos vereadores, Denas (PSDB), Dauto (PSDB), Wanderson Pelado (PSC), Márcio Kito (PSDB), Pedro Barqueiro (DEM), Professor Dedé (PROS), Tico (DEM), Geto (PT) e Dudu Amorim (PSC).