Ator cuiabano estréia peça Sankofa em São Paulo de 10 a 13 de julho

4

O espetáculo Sankofa, um dos sucessos de público pelo ator André D’Lucca, que apresenta o letramento racial e a ancestralidade, em um resgate histórico de identidade, pertencimento e resistência do povo e da cultura negra, estreia em São Paulo, no Espaço dos Parlapatões, no Centro da capital paulista, na Praça Roosevelt, entre os dias 10 e 13 de julho. O monólogo Sankofa traz um enredo que revela a profecia do rei africano Fatumbi, prestes a acontecer, acompanhado da voz ancestral de Akotirene, do corpo resistente e ágil de Nizinga e dos tambores e instrumentos de percussão do Mestre Kandelê. Um convite para voltar ao passado e buscar respostas importantes a refletir neste impactante espetáculo, com direção de Mawusi Tulani! A censura é livre.

“É para a família inteira. Então leve suas crianças e ajude os seus jovens a se prepararem para o futuro e a destruírem o auto-ódio”, convida o artista André D’Lucca, que é produtor e autor do texto, onde interpreta o rei Fatumbi.

No elenco, a atriz Débora Fernanda traz a capoeira e o corpo ancestral para dar vida à soberana rainha Nizinga Mbandi (1583–1663), no território da atual Angola, onde por lá aparece como heroína nacional, em uma personificação da luta anticolonial.

A cantora Ana Cacimba, que é sucesso por sua voz mágica, revela o canto de Akotirene com os tambores e instrumentos do percussionista Mestre Kandelê, em um rico cenário e figurino produzido por Jean Guaré, iluminação de Dener Moreira, fotografia de Fábio Motta e arte visual de Fernanda Fernandes.

O espetáculo é impactante, pois mergulha nas profundezas da herança africana, repleta de saberes ancestrais, mitologias fascinantes, tradições enraizadas, e revela várias pessoas negras que mudaram o rumo da história do Brasil. Uma experiência teatral única, repleta de cores, ritmos e emoções.

Deixe uma resposta