Proposta de Orçamento de VG para 2026 prevê a privatização do DAE e investimentos em obras essenciais

2

A privatização do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Várzea Grande  é fato consumado na proposta orçamentária da prefeita, Flávia Mioreti (PL), que protocolou nesta sexta-feira (29), na Câmara de Vereadores do Município, os Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) e de Orçamentária Anual (PLOA), para o ano de 2026, A prefeita reforçou, que por enquanto, o DAE conta com outros recursos de emendas parlamentares para melhorar o atendimento à população, que ainda sofre com falhas na distribuição da água tratada.

Por outro lado, a peça orçamentária que prevê arrecadação acima de R$ 2 bilhões, destina os recursos para serem aplicados na saúde e na construção da rodoviária, mercado municipal e maternidade municipal.

A Lei Orgânica do Município estabelece que o Poder Executivo deve enviar à Câmara até 31 de agosto a Lei de Diretrizes Orçamentárias e até 31 de setembro a Lei Orçamentária Anual. Após a entrega, as peças orçamentárias seguirão para as comissões permanentes da Câmara, para, posteriormente, seguirem para votação dos vereadores. (dois bilhões, trinta e sete milhões, oitenta e seis mil reais, seiscentos e noventa dois reais e noventa e um centavos).

A prefeita Flávia Moretti (PL) destaca que este será o primeiro orçamento da sua gestão. “Este nosso orçamento é um planejamento importante, pois segue todo nosso plano de governo, elaborado ouvindo a nossa população”, declarou a prefeita.

A secretária municipal de Planejamento, Drielli Martinez, conta que as peças orçamentárias seguem o Plano Plurianual (PPA). “O orçamento contempla diversos itens que estão dentro do PPA, como por exemplo: a construção da rodoviária, do Mercado Municipal e da maternidade municipal. A gestão tem seguido à risca todo o plano de governo, elaborado por meio de discussão com a população do município”, conta Drielli.

O secretário de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, relata que este orçamento foi elaborado por meio de observações pontuais das necessidades do Município. “A prefeita Flávia Moretti e todos os secretários estão trabalhando para atender as necessidades da população várzea-grandense. Um grande exemplo disso é que está no orçamento o processo de concessão do Departamento de Água e Esgoto (DAE), além de ampliação de diversos serviços de saúde, educação, entre outros”, elencou.

Deixe uma resposta