Alunas relataram assédio de homem em alojamento feminino no IFMT

35

Alunos do Instituto Federal de Mato Grosso, Campus Serra de São Vicente (a cerca de 100 km de Cuiabá) devem paralisar as atividades diante da insegurança no Campus, logo após sete alunas menores de idade relatarem tentativa de abuso sexual, enquanto dormiam em um alojamento nas dependências do IFMT, por volta das 2 horas da manhã, desta quinta-feira (9). Sob medo e gritos as alunas se depararam com um homem, que entrou no alojamento e foi na cama de cada uma das alunas, do curso de agropecuária. O acusado chegou a ser detido nas dependências da instituição pela polícia militar e condizido para a Delegacia Municipal de Campo Verde.

“Não consegui ter reação, só quando ele veio meio que se aproximando, aí eu liguei a lanterna do celular e ele saiu, mas não saiu correndo nem nada, saiu andando calmamente. Aí eu levantei e acordei só uma menina do quarto na hora do desespero, aí a gente abriu a porta e ele estava uns 2 metros de distância da porta, mas ficou olhando para nós. Não sei nem se ele saiu correndo, só tive reação de fechar a porta e acordar as outras meninas e tudo isso entre 2:00 e 2:10, foi bem rápido”. Esse é o relato de uma das alunas, que alega muito medo de continuar no alojamento.

As meninas são todas menores de idade e só voltam para casa nos finais de semana. Elas moram em Várzea Grande, Cuiabá e outras duas em Campo Verde. Elas alegam não terem como voltar para casa todos os dias, devido a distância e o valor de R$ 40,00 da passagem ida e volta do ônibus particulares.

O presidente do Grêmio Estudantil (Coletivo Impar) Guilherme Oliveira Cavalcante do Campus do IFMT Serra de São Vicente, protocolou ofício extraordinário nº 01/2025, na diretoria da instituição de ensino relatando o acontecido e pediu eficácia na segurança para os alunos, dentro do Campus. Além disso, preparam uma paralização de suas atividades escolar para que a direção da instituição atenda as reivindicações dos alunos.

“Solicitamos à direção geral e ao departamento de vivência estudantil que reconheçam a manifestação e respeitem nossos direitos e que também apoiem os estudantes nas denúncias de outras ocorrências dentro do Campus”, afirmou Guilherme Oliveira, que assina um abaixo assinado dos alunos protocolado para a direção do IFMT.

Diretor Geral do IFMT Campus São Vicente, professor Fábio Henrique, respondeu por Nota à Imprensa de que a direção está atenta para garantir a segurança e o bem-estar dos estudantes. Sobre o acusado, o diretor disse que o funcionário já havia sido afastado da empresa, mas retornou. Agora, a direção suspendeu os serviços da empresa e vai adotar novo plano de segurança para reforçar a proteção aos alunos.

Segundo a direção, o IFMT não oferece ônibus gratuito e recebe alunos de todo o estado de Mato Grosso e que o alojamento é escolha da família dos alunos. Um dos alunos alegam que por ingressarem nas salas de aulas ente 8 horas até as 17 horas buscam os alojamentos para descasarem, mesmo as cidades serem próximas do campus. Segundo eles, apenas para Campo Verde, os alunos conseguem transporte grátis cedido pela prefeitura da cidade.

 

Deixe uma resposta