Nada de VLT nem BRT. Cuiabá terá BUD

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A tecnologia chinesa chamou atenção do governador de Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes (UB), que deve anunciar em breve, a troca do BRT pelo o sistema de transporte urbano denominado Bonde Urbano Digital (BUD), em pleno funcionamento noutro lado do planeta, atendendo milhares de passageiros do transporte coletivo, com baixo custo, sofisticação e sustentabilidade ao meio ambiente. Cidades como Xangai, na China, e Monterrey, no México, já usam o BUD em seus sistemas de transporte urbano.

O Recentemente, Mauro Mendes solicitou que o vice-governador Otaviano Piveta (Republicanos), o secretário de Infraestrutura, Marcelo Oliveira e o secretário de Fazenda, Rogério Gallo fossem a Curitiba (PR), verificar o novo modal que será integrado ao sistema de transporte de Curitiba (PR). Lá, o governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) está testando o BUD com previsão de inauguração em dezembro deste ano. Em Curitiba, o valor da passagem custa R$ 5,50, o mesmo dos ônibus convencionais.

O investimento requer mais uns trocados dos cofres públicos em relação ao BRT e o famigerado VLT, que foi afastado dos planos do governo mato-grossense.

O Bonde Digital Urbano (BUD) usa indução magnética para guiar o veículo por uma rota sinalizada no asfalto, sem trilhos. O BUD opera com pneus de borracha diretamente sobre o asfalto, guiado por um sistema de “trilhos virtuais”, marcações digitais e sensores de alta precisão que determinam o caminho a ser seguido.

O veículo tem 30 metros de comprimento, três eixos, capacidade para 280 passageiros, ar-condicionado, operação bidirecional e pode atingir até 70 km/h.

Enquanto isso, as obras do BRT estão em andamento entre Cuiabá e Várzea Grande causando o caos no trânsito, mas com certo controle da Sinfra, que tem autorizado as obras por trechos após serem concluídos. O projeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande prevê a implantação de dois corredores. O primeiro liga o novo Terminal de Várzea Grande (atrás do aeroporto) até o Terminal do CPA, saindo da Avenida João Ponce de Arruda, passando pela Avenida da FEB, atravessando o Rio Cuiabá e chegando às avenidas Tenente-Coronel Duarte e XV de Novembro. Depois, o trajeto segue pela Prainha/Avenida do CPA até o novo terminal, localizado próximo ao Comando Geral da PM.

O segundo ramal ainda está no papel, e deve sair do Terminal do Coxipó, próximo ao viaduto do Parque Cuiabá, e seguirá pela Avenida Fernando Corrêa da Costa, passando pela Avenida Coronel Escolástico até chegar ao centro de Cuiabá.

O que ainda vai ser feito

A Sinfra-MT está com o processo de licitação aberto para construir os terminais do BRT no corredor entre Várzea Grande e o CPA. Outros lotes ainda serão licitados, para concluir as obras. Isso inclui o corredor da Avenida Fernando Corrêa, a construção dos terminais, do Centro de Comando e Operações, instalação das estações do BRT, sistema de inteligência e sinalização.

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